Mudanças vão abranger principalmente trechos que mais sofrem com congestionamentos, como o início da rodovia Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
*FONTE: DIÁRIO DE NATAL - 29 de março de 2011
Reforma na avenida vai custar cerca de R$ 60 milhões e visa preparar trânsito para a Copa do Mundo de 2014
Atransformação da avenida Roberto Freire em praticamente uma via expressa será uma das primeiras obras do PAC da Copa do Mundo de 2014 em Natal. A Estrada de Ponta Negra, como é mais conhecida uma das principais vias de Natal, que liga a Zona Sul da cidade às praias urbanas, passará por uma ampla transformação no seu complexo viário para aumentar e melhorar a capacidade de trânsito O projeto prevê apenas um semáforo em toda a avenida e o alargamento das vias e estreitamento dos canteiros centrais para comportar cinco faixas de trânsito em cada sentido.
Somente o projeto vai custar aos cofres públicos R$ 952 mil e, para a execução da obra, já estão garantidos cerca R$ 60 milhões através de recursos do PAC. A edição do Diário Oficial do Estado de hoje publica dados sobre a reforma. Segundo explicou o coordenador de gestão da Secretaria de Infraestrutura, Rafael Mendes, as mudanças vão abranger, principalmente, os trechos que mais sofrem com os constantes congestionamentos, devido à demanda de veículos superar a capacidade atual de trânsito da via.
O primeiro trecho será entre o Viaduto de Ponta Negra e o restaurante Sal e Brasa e o segundo começa no Praia Shopping e vai até a feirinha de artesanato. Ele explicou que a retirada dos semáforos será feira para dar mais mobilidade e velocidade à via, mas não trará dificuldade para quem segue do bairro de Capim Macio em direção à BR-101. "Para evitar esse problema, a obra terá vários retonos de ambos os lados da avenida", diz ele. O único semáforo previsto pelo projeto é o do cruzamento com a rua Abraham Tahim, onde hoje já existe um semáforo, ao lado da Universidade Potiguar.
Além da retirada de semáforos, que congestionam bastante a região em horários de pico, haverá o estreitamento do canteiro central e o alargamento das faixas de rolamento, permitindo maior fluidez. Segundo a secretária estadual de infraestrutura, Kátia Pinto, a obra poderá resultar em algumas desapropriações, mas não será em larga escala e não atingirá nenhum prédio. "Sabemos que esse assunto é algo sensível e preocuparia bastante a secretaria se fosse necessário", disse. Kátia afirmou também que os locais que poderão passar por desapropriação estão em fase de identificação dos seu proprietários, porque o projeto ainda não está concluído.
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Perguntas:
>>> Há estudo de impacto ambiental? Há estudo para cogitar outra opção? Há estudo para melhorar a mobilidade urbana = transporte público? Ou é só para carros? Não vai haver audiências públicas sobre o tema? Quando a população vai conhecer o projeto?
>>> Estamos na contra-mão da tendência mundial de procurar alternativas para um progresso responsável! Cortar árvores e abrir mais espaço para carros não resolve!
NOVA ROBERTO FREIRE??? - Obra será concluída em 2013!!! - Como assim querem destruir a avenida? Só para passar mais carros? E o pedestre, as árvores, a ciclovia?
* FONTE: DIÁRIO DE NATAL - 29 de março de 2011
Para a secretária Kátia Pinto, as adaptações estruturais no complexo viário da avenida Roberto Freire têm o objetivo de receber melhor os visitantes que virão assistir e participar da Copa do Mundo em 2014. "Com a transformação da Roberto Freire em Via Expressa, permitiremos maior fluidez para os veículos", afirmou a secretária. A preocupação com os comerciantes que possuem estabelecimentos ao longo da avenida também está sendo trabalhada no projeto, para que não haja prejuízo, nem haja falta de estacionamento.
De acordo com a secretária, o projeto executivo em andamento demora ainda cerca de 60 dias para ser concluído, por isso o orçamento da obra ainda não está fechado. A conclusão da licitação para o início das obras está prevista para novembro deste ano e estima-se que a obra estará totalmente concluída a tempo da Copa das Confederações, em junho de 2013. Os trechos que sofrerão o impacto das obras possuem cerca de 4 km, desde o Viaduto até a Via Costeira. A construção das cinco faixas de rolamento em cada sentido forçará o rebaixamento da via nas faixas centrais, numa espécie de túnel descoberto, como forma de facilitar o escoamento do trânsito para as vias de acesso.
De acordo com a secretária, o projeto executivo em andamento demora ainda cerca de 60 dias para ser concluído, por isso o orçamento da obra ainda não está fechado. A conclusão da licitação para o início das obras está prevista para novembro deste ano e estima-se que a obra estará totalmente concluída a tempo da Copa das Confederações, em junho de 2013. Os trechos que sofrerão o impacto das obras possuem cerca de 4 km, desde o Viaduto até a Via Costeira. A construção das cinco faixas de rolamento em cada sentido forçará o rebaixamento da via nas faixas centrais, numa espécie de túnel descoberto, como forma de facilitar o escoamento do trânsito para as vias de acesso.
Características
l Alcance de 4 km
l Único semáforo da avenida será no cruzamento com a rua Abraham Tahim
l Estreitamento dos canteiros centrais e alargamento das vias
l Cinco faixas de rolamento em cada sentido
l Não haverá desapropriações de prédios, apenas alguns terrenos
l R$ 952 mil é o custo do projeto
l R$ 60 milhões de recursos do PAC da Copa do Mundo já garantidos
l Junho de 2013 é o prazo de conclusão da obra
Matéria postada no blog do SOS PONTA NEGRA do amigo Yuno Silva
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2 comentários:
Não podemos deixar as coisas acontecerem sem nossa participação! Os gestores não tem noção das coisas que acontecem do lado de fora do vidro com ar condicionado.
Queremos um planejamento de verdade, real/viável, para a tal mobilidade urbana. Natal está cansada de obras mal feitas, mal planejadas, mal executadas, inacabadas...
Temos que multiplicar essa força e ficar preparados para ir pras ruas se for preciso.
abrass
QUAL A MELHOR OPÇÃO COLETIVA PARA SAIR DO AEROPORTO ATÉ A AV:ROBERTO FREIRE?? NAS PROXIMIDADES DA FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RN-FATERN,INSTITUTO DE CURSOS GAUSS,RESTAURANTE TÁBUA DE CARNE.
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