A Futura Retrógrada Av. Roberto Freire

quarta-feira, 30 de março de 2011

Uma notícia no Diário de Natal trata da transformação da Av. Roberto Freire em via expressa, com 5 faixas de trafego de cada lado.




Nela, não há absolutamente NENHUMA referência a ciclovia.Atualmente há 3 faixas de rolamento, com alguns afunilamentos para 2 faixas em alguns trechos. Sem fazer desapropriações, como afirma a matéria, só existe uma maneira de aumentar a largura da avenida: comendo canteiro central e calçadão...Também não há qualquer referência a transporte coletivo. Uma intervenção deste porte somente se justificaria se fosse para implantar ou um corredor exclusivo para BRT ou uma linha de VLT. Mas este projeto também é omisso quanto a isto, apenas fala em oferecer mais faixas para o mesmo tipo de tráfego: o de automóveis.

Isto define uma clara opção preferencial por parte dos gestores municipais e estaduais: o transporte motorizado individual. Nenhuma prioridade ao transporte não motorizado, a bicicleta. Nenhuma prioridade ao transporte de massa, ônibus, trens, BRT's VLT's.

Mais do mesmo: mais faixas para os mesmos carros. É nisto que a prefeitura aposta? O modelo paulistano de gestão da mobilidade urbana? Se é isto, uma visitinha a Sampa ajudaria a ver no que vai dar esta insanidade... S. Paulo sorri para Natal como o sujeito da antiga propaganda da Orloff: "eu sou você amanha"...



A fórmula paulistana de mobilidade urbana é o que muito apropriadamente se pode chamar de CRONICAMENTE INVIÁVEL. É inviável de forma crônica. Não tem mais picos de congestionamento. O trânsito paulistano é um congestionamento único que começou lá pela metade da década de 80 e não tem hora para terminar. Ruas crônicamente congestionadas a qualquer hora do dia ou da noite. E da madrugada também. Já peguei transito engarrafado por volta de 2h da madrugada na Av. Brasil...

É um anti-exemplo, um modelo negativo do que acontece quando se prioriza o automóvel como meio de transporte cotidiano.

Minha filha presenciou isto agora em fevereiro. Visitando os avós que moram na capital paulista foi passear com amigos e primo. Pegaram um onibus. Eram 3h da tarde. O ônibus empacou num congestionamento a varias quadras do destino deles, um shopping. O primo dela não hesitou, assim como seus amigos: quando viram o congestionamento a frente, desceram e foram todos a pé. Uns 20 minutos de caminhada. Ou seja, certamente uns 2Km de distância.
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É reação natural do paulistano. Acostumado ao cronicamente inviável ele não insiste em ficar parado num onibus no meio de um engarrafamento: ele já sabe que a pé, caminhando em ritmo de passeio, chega mais rápido que de carro ou ônibus. É este o modelo que Natal mostra estar seguindo ao apresentar um projeto que prioriza o automovel. 

Enquanto isto, Curitiba coloca nas ruas a segunda geracão do BRT: o "ligeirao".
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O ligeirão é uma versão ampliada do ligeirinho. O ligeirinho é um ônibus articulado que circula em via expressa. Um trajeto que num ônibus comum demorava 50 a 60 minutos passou a ser feito em 35 minutos com a implantação do ligeirinho. Agora, com o ligeirão, o trajeto passa a ser feito em 20 minutos. O ligeirão é um ônibus bi-articulado que segue pela mesma via expressa do ligeirinho. A prefeitura fez algumas modificações criando áreas de ultrapassagem em algumas estações. Assim o ligeirão para em menos estações, ultrapassando o ligeirinho naquela em que não faz parada.





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Além disto, o ligeirão foi equipado com uma tecnologia que sinaliza para sensores colocados algumas centenas de metros antes quando está se aproximando de um cruzamento. Assim que sua passagem é detectada pelos sensores, o próximo sinal é mantido aberto por mais tempo, ou, se estava fechado, é aberto para que o ligeirão nunca pegue sinal fechado em seu trajeto.
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O que é isto? Prioridade para o transporte coletivo. O espaço da avenida, o sinal de trânsito, tudo dá prioridade ao coletivo. O individual fica subordinado ao coletivo. A maioria tem preferência sobre a minoria.A gestao da mobilidade urbana também traduz uma posição política. Em algumas cidades se pratica uma gestão que põe uma minoria privilegiada na frente, dando-lhe prioridade frente 'a maioria. Em Curitiba se faz o contrário.
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Isto tem nome: DEMOCRATIZAÇÃO do transporte urbano.
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S. Paulo e Curitiba exibem dois modelos diferentes que traduzem duas opções politicas diferentes.Em qual das duas Natal aposta?

Texto manifestado pelo ciclovoluntário Wilson Azevedo, em um fórum de discussão de nossa comunidade do orkut.

5 comentários:

Patrick disse...

Perfeito!

Patrick disse...

Na verdade, há um pequeno reparo a ser feito: a obra é uma ideia do governo do estado e não da prefeitura, pois a Roberto Frerei é de responsabilidade do Estado. Mas que a Prefeitura comunga das mesmas ideias, isso todo mundo sabe.

Mar disse...

QUAL A MELHOR OPÇÃO COLETIVA PARA SAIR DO AEROPORTO ATÉ A AV:ROBERTO FREIRE?? NAS PROXIMIDADES DA FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RN-FATERN,INSTITUTO DE CURSOS GAUSS,RESTAURANTE TÁBUA DE CARNE.
marcos-aurelio38@hotmail.com

marcos-aurelio38@hotmail.com disse...

QUAL A MELHOR OPÇÃO COLETIVA PARA SAIR DO AEROPORTO ATÉ A AV:ROBERTO FREIRE?? NAS PROXIMIDADES DA FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RN-FATERN,INSTITUTO DE CURSOS GAUSS,RESTAURANTE TÁBUA DE CARNE.

Sammyr disse...

Mas é simples de resolver, 5 faixas?? 1 vai para os busões... a outra a gente briga até conseguirmos para nós!!! Daqui a um tempo, vão ser tantas bikes, que ele vão ter que fazer isso!!!!! Bicicletada rumo a ponta negra, vamo invadir, fechar e exigir o nosso direito de ir e vir da forma que quizermos!!!!!

 

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Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

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"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

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É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.