Bicicletada Ribeira! Este domingo, dia 3, às 15h30 - Praça André de Albuquerque

sexta-feira, 1 de abril de 2011


NOTA DE ESCLARECIMENTO:

O Movimento Bicicletada Natal juntamente com a Casa da Ribeira e todos os participantes do Circuito Cultural gostariam de esclarecer um mal entendido que aconteceu entre o movimento e os organizadores do evento com relação aos materiais publicitários produzidos para esta primeira etapa que nomearam o passeio ciclístico que será realizado na primeira etapa do evento, dia 03/04, de Bicicletada. Foi um engano/equívoco dos responsáveis da arte gráfica do evento e não houve intenção de utilizar o nome da Bicicletada de modo a prejudicá-la, descaracterizando-a. 

O movimento, que têm se consolidado na memória do cidadão natalense por estar nas ruas de todas as regiões da cidade há cinco anos, é uma ação coletiva que acontece em mais de 80 cidades do Brasil e várias partes do mundo. É conhecido também pelo nome Massa Crítica. Reivindica um transporte sustentável, transporte coletivo de qualidade, insfraestrutura para o ciclista e o pedestre, questionando a lógica do planejamento urbano contemporâneo que privilegia o automóvel em deprimento da população, além de propor uma nova forma de sentir e habitar espaço urbano, celebrando a convivência humana e solidária. Sendo assim, a Bicicletada não é um "Passeio Ciclístico", é um movimento de múltiplas bandeiras, possibilidades e utiliza veículos não motorizados (bicicleta, patins, skate, etc.) como forma de reivindicação popular. 

Para além desse equívoco, o Movimento Bicicletada Natal decidiu apoiar o Circuito Cultural Ribeira, participando da Bicicletada Ribeira de modo a celebrarmos o bairro e pensarmos novas formas de vivenciá-lo e valorizá-lo. (Para mais informações sobre a Bicicletada Natal, acesso o blog www.bicicletadanatalrn.blogspot.com)

A primeira etapa do Circuito Cultural, evento realizado pela Casa da Ribeira em parceria com o DoSol, está sendo realizada neste dia 03 de abril. 

Assinado
Bicicletada Natal

Para conferir a programação completa do Circuito Cultural Ribeira, acesse o site.


Dia 03/04 das 16h às 22h, a Casa da Ribeira em parceria com o DoSol promovem a segunda edição do Circuito Cultural Ribeira. Uma tarde-noite dedicada à cultura potiguar com música, teatro, dança, poesia, artes plásticas e gastronomia em 7 espaços culturais do bairro da Ribeira. A iniciativa é patrocinada pela VIVO, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e integra o CONEXÃO VIVO, iniciativa da empresa voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro.

"Agora começamos o Circuito Cultural Ribeira. Fizemos o marco zero do projeto no carnaval trazendo mais de 4 mil pessoas para a rua da Casa e agora a festa cultural se espalha pelo bairro, formando o circuito." Disse Edson Silva, Presidente da Casa da Ribeira.

Além de atrações musicais que variam do choro ao rock passando pelo eletrônico, jazz e até funk; atrações de teatro para crianças, performances, dança e teatro experimental para adultos e um bate-papo sobre artes plásticas, esta edição conta com uma "bicicletada", promovida pela Associação dos Ciclistas do RN. O trajeto que tem como ponto inicial a praça André de Albuquerque, percorrerá todo o bairro histórico da Ribeira.

Todos os espaços terão acesso gratuito e no caso de espetáculos, a retirada dos ingressos será feita a partir das 15h na bilheteria de cada espaço cultural.

Confira a programação:

Passeio Ciclístico
16h – Passeio ciclístico histórico no bairro, visitando principais pontos da Ribeira. (concentração às 15h30 na praça André de Albuquerque – Centro)

Buraco da Catita
RUA CÂMARA CASCUDO
18h – Catita Choro e Gafieira


Atelier Flávio Freitas
RUA CÂMARA CASCUDO
16h – Atelier aberto a visitação
18h – Bate-papo sobre artes plásticas com Flávio Freitas


Casa da Ribeira
RUA FREI MIGUELINHO
17h – Peça Infanto-juvenil  "Flúvio e o Mar" – Coletivo Atores à Deriva
18h30 – Poesia Esporte Clube - Intervenções poéticas no Café 1911 - primeiro andar da Casa.
20h – Heliana Pinheiro e Joca Costa – Blues, Jazz e MPB
(ingressos retirados a partir das 15h na bilheteria da Casa)

Galpão Gira Dança
RUA FREI MIGUELINHO
16h – Abertura da Loja Mundo Gira
16h30 – Fulan? -  Performance da bailarina Jaquelene Linhares
17h – Companhia Gira Dança – Fragmento do espetáculo Corpo Estranho
18h – Procura-se Cia de Dança – Fragmento do espetáculo SOBRE O QUE RESTOU


Espaço à Deriva
RUA FREI MIGUELINHO 47a (em frente à Casa da Ribeira)
20h – "De Passagem" – Performance Músico- teatral com o Coletivo Atores à Deriva e a dj Danina Fromer. (ingressos a partir das 18h30 na porta do espaço)

Centro Cultural DoSol
RUA CHILE
15h – Exibição do "Filme Flight 666 – Iron Maiden"
15h – Abertura do bazar de cds, dvds e compra, venda e troca de equipamentos
17h – Dr. Carnage
17h40 – Monster Coyote
18h20 – Calistoga
19h – Digital Groove (PE)
20h – Amp (PE)


Central Ribeira
RUA CHILE
19h – Camila Masiso (samba&jazz)

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.