Boicote à Gasolina- Reflexões

sábado, 9 de abril de 2011

       Na primeira semana do presente mês, muitos postos de combustível da capital potiguar aumentaram o preço do litro da gasolina ao patamar de R$ 2,99. Esse fato foi assunto de muitas conversas nos ambientes acadêmicos, de trabalho e principalmente nos sites de relacionamento da internet. Nesse último caso, os debates foram além do mundo virtual e se concretizaram em ações organizadas com o intuito de boicotar determinados postos da cidade.



A ação é válida, mas devemos também olharmos para si e refletirmos visando o FUTURO, observando o rumo que queremos tomar diante da problemática do transporte, e isso, está muito além de seu custo. Dessa forma, faz-se a seguinte pergunta: Uma eventual queda nos preços dos combustíveis de fato diminuiria os gastos desdinados ao transporte dentro do nosso orçamento familiar?



Bom, em um primeiro momento com certeza que sim, mas a partir do momento que esse "baixo custo" atrai mais e mais pessoas a adquirirem seu carro próprio, mais e mais carros estarão nas ruas,  maior será os congestionamentos e maior será o tempo gasto com o carro funcionando em primeira e segunda marcha( reforçando um paralelo aumento com gasto de gasolina e ainda um adicional na manutenção dos mecanismo de funcionamento do mesmo). Vale salientar que também sofremos, ainda dentro desse contexto, com elevado nível de estresse emocional.



Então qual seria a alternativa a diante de tal realidade? A palavra-chave para essa pergunta está na eficácia. A solução para isso está no investimento em meios de transportes eficazes que não sobrecarreguem a infraestrutura da cidade, o incentivo de meios de transporte em massa como onibus bi-articulado e metrô ou não poluentes e de baixo custo como a bicicleta. Devemos assim, exigir melhores condições de trânsitos para as PESSOAS e não nos limitarmos ao uso individual e massivo de veículos automotores individuais, pois com o andar da carruagem Natal estará fadada a se transformar numa pequena, mas cronicamente congestionada São Paulo do amanhã.



Dessa forma o Movimento Bicicletada apóia o boicote, mas não com intuito de simplesmente baixar o preço da gasolina, e sim como uma forma de propiciar a reflexão da população a respeito da nossa qualidade de vida nos próximos anos e sobre o que queremos às nossas crianças de amanhã.




Por favor, reflitam......

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.