Audiência Pública - Câmara de Vereadores 18 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sociedade cobra construção de ciclovias em Natal


Audiência pública reuniu federações de desportistas, líderes sociais e representantes da Prefeitura.
A Câmara Municipal de Natal discutiu mobilidade urbana e a importância de ciclovias em Natal durante audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (18) por proposição do vereador George Câmara (PCdoB). Participaram dos debates representantes da Federação Norte-Rio-Grandense de Ciclismo e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), além de desportistas e líderes de movimentos sociais organizados.

“O deslocamento das pessoas nas grandes cidades é um fator fundamental e os gestores públicos precisam ter um olhar coletivo sobre esse tema”, explicou George Câmara, ressaltando a importância debater a questão da mobilidade urbana na CMN. “Hoje andar de bicicleta em Natal virou um risco de morte. Precisamos estruturar a nossa cidade com ciclovias e incentivar hábitos saudáveis”.

Sônia Cardoso, presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Ciclismo, disse que a implantação de uma política de valorização do ciclismo em Natal vai ajudar a desenvolver educação, esporte e saúde. “É um debate que envolve todas as classes sociais porque todos se preocupam com qualidade de vida. A bicicleta é uma alternativa limpa e econômica para o transporte. Temos que informar a população sobre esses benefícios”, afirmou a presidente Sônia Cardoso.

O representante da SEMOB, Fernando Gonçalves de Melo, informou as ações da Prefeitura na área de mobilidade urbana. “Desenvolvemos o Plano Cicloviário de Natal que conta com a construção de ciclovias e ciclo faixas”, destacou. Na ocasião, ele entregou uma cópia da proposta de Execução do Plano Cicloviário de Natal ao vereador George Câmara.

Também participaram da audiência pública os vereadores Julio Protásio (PSB) e Raniere Barbosa (PRB).
__________________________________________________________________________________

AUDIÊNCIA REALIZADA: 18 de maio de 2011
Por um RAPADURA;
Apesar de ter um compromisso profissional anteriormente agendado para o mesmo horário da audiência pública fiz um esforço e chegamos (Claudia Celi, eu e Professor Raimundo) na Câmara Municipal no horário marcado. Na porta da Casa do Povo foi emocionante encontrar diversos colegas ciclistas cheios de expectativas. Também foi um pouco estranho ver os ciclistas com roupas "normais", mas o dia e horário reservado à audiência foi um pouco complicado, de modo que muito tiveram que sacrificar suas atividades diárias, pois a causa era muito boa.
Seguimos para o Plenário e aos poucos as tribos foram chegando: ACIRN, Rapaduras, Bike Tirol, Bicicletada, Federação Norteriograndense de Ciclimo, empresários, políticos, ativistas ambientais, dentre outros.
Destaque para a turma da Bicicletada, todos simbolicamente enlutados em razão do recente atropelamento fatal de mais um ciclista.
Esperei até 09h45min e o apito inicial não foi dado. No meu telefone mais de uma mensagem dizendo que estava tudo pronto para a audiência na Zona Norte, faltando tão somente o Promotor, que no caso sou eu. Triste (por ter que sair) e alegre (por ver o plenário cheio) segui meu rumo e deixei Claudia Celi na condição de minha procuradora, tendo esta assumido o compromisso de ficar até o final e me passar os detalhes.
Voltei às 12h20min e as coisas já estavam nos finalmentes. Soube que tudo ocorreu bem e que todas as tribos tiveram oportunidade de manifestar opinião.
Vou aguardar o relatório final da audiência pública e assim que tiver em mãos divulgarei para vocês.
__________________________________________________________________________________

Por Haroldo Mota - Presidente da ACIRN

"Plano cicloviario
Os debates foram presididos pelo vereador George Câmara, em seu discurso frisou que andar de bicicleta em Natal virou risco de morte e a cidade precisa se estruturar com ciclovias, incentivando assim hábitos saudáveis para a população; Maria Gerlane do IFRN, que havia feito uma campanha para ciclovias na cidade, entregou o documento com oito mil assinaturas para o vereador; o engenheiro Fernando, representando a Secretaria da Semop do município, entrega para o vereador George um documento da “Proposta do Plano Cicloviario para a cidade de Natal”; Sonia Cardoso, presidente da Federação de Ciclismo do RN, Santiago representando a Bike Tirol; Marcos Lemos, representando a Bicicletada Natal e Haroldo Mota, representando a Acirn e a OnG Baobá. Depois que todos falaram da importância dessa audiência e do uso da bicicleta, foi passada a palavra para os vereadores presentes.  
Ciclovia já
O vereador Júlio Protásio lançou sua proposta de “Ciclovias Já” e chamou a atenção da sociedade para a qualidade do óleo dieesel que é vendido pela Petrobras na cidade e o vereador Raniere Barbosa chamou a atenção dos investimentos da prefeitura com relação do uso da bicicleta na cidade e falou também sobre a construção do prolongamento da Prudente de Morais onde observou que não há  vias expressa para bicicletas.
Em seguida foi a vez de Francisco Iglesias, representado a Aspon e discorreu sobre as inúmeras vantagens da implantação de ciclovias para a cidade.
Logo após, Sr. Enilson Araujo, diretor do campus da IFRN, que enalteceu o trabalho de Maria Gerlane na luta pela construção do documento das assinaturas, transcorrendo no ápice desta audiência.
Larissa Lorena, do grêmio do IFRN, fez lembrar o dia 18 de maio em comemoração ao dia dos povos indígenas da América; o Sr. Josmar da loja Bike Aventura, fez um fervoroso discurso por ciclovias; o Sr. Magnus, assessor do vereador Edivan Martins, fala do planejamento ferroviário/cicloviario; o Sr. Armando do Ciclistas em Movimento, contempla uma parceria com a IFRN para um fórum permanente sobre o movimento;  Renato Galdino, lembrando os últimos acidentes envolvendo ciclistas; Rodolfo Alves que discorreu sobre as praças em Ponta Negra e também da greve dos ônibus, correlacionando os assuntos com a bicicleta; Toni do Movimento dos combustíveis mais barato já, fala da importância dos movimentos sociais; Prof. Roderick Fonseca, do IFRN, lembra o infinito uso da bicicleta na Alemanha quanto por lá morou; Sandra Almeida da Acirn, contribui com proposta de sinalização para cidade.
Prefeito do Povo
Foram mais de 15 pessoas que falaram e por fim o intitulado “Prefeito do Povo” Sr. Ridalvo Felipe, representando o Jornal o Público, fez uma ótima sugestão a prefeitura de Natal, em criar o “Vale Bicicleta”, pela distribuir de 10.000 bicicletas para a população da cidade.
Por fim o vereador George Câmara convoca algumas pessoas para dar continuidade no trabalho, que esta sendo desenvolvido em seu gabinete, com a presença do advogado Sr. Saddock, na elaboração do projeto que irá apresentar
a Câmara Municipal em decorrência do projeto de lei do vereador Edivan Martins.
Em nossa contribuição final, frisamos que é necessário uma política cicloviario estadual que integre todo o estado nessa malha expressa. Benilton Lima, do grupo Rapadura Biker já me avisou que fará essa articulação política.
A luta continua".
____________________________________________________
Fotos do Jornal o Público:

2 comentários:

Guardião ATM disse...

Nao acredito na Prefeita de Natal-RN. Conheci seu pai e o passado político deste. Ela, em relação a ele, perde a inteligência que lhe falta. Nós, cicilistas, devemos provocar o Ministério Público, o povo, para que sejam feitas ciclovias da zona norte pra zona sul e pra parnamirim, pois, é parte da grande Natal. Sabemos que os Prfeitos de Natal sempre fizeram a vontade dos donos de empresas de coletivos. Contudo, o povo tem o poder de fazer valer os seus direitos. Que seja pela pacificidade, atraves de movimentos sociais, que seja pela força. Sabemos que os donos de coletivos não querem a construção de ciclovia e que os prefeitos sempre os atenderam. E agora? ficamos calados, quietos? Vamos a luta pessoal, as eleiçoes estão chegando...

Guardião ATM disse...

Amigos, interessante, o comentario do colega, sobre o ciclismo. Vejamos, a seu comentário:
Notáveis Poderes!
março 7, 2012 - 3:44 pm

Natal cidade do sol e do descaso, graças aos nossos corruptos políticos, que respondendo processo, sendo indiciados por outros, pode, num gesto insano da justiça, desculpe o palavrão, candidatar-se e fazer emprestimos, enquanto, o desgraçado trabalhador, cidadão comum, sequer pode comprar um radinho de pilha nas lojas da vida.
Sempre pedi, pedi e como cidadão e nunca fui ouvido. Sei o quanto é importante a ciclovia e a cidade do sol não tem. Simplesmente, pelo fato dos prefeitos eleitos fazer a vontade dos donos de empresas de coletivos. Isso é público e notório e ninguem é burro a ponto de não perceber. Quero ciclovias por vários motivos. Vejamos, é benefício pra saúde, é benefício para o transito por desafogá-lo, é benefício pro meio ambiente. Contudo, o que deveria significar a casa da cidadania, a prefeitura, passa a se comportar como um lupanar, aqueles da velha época, com luz vermelha. E os seus gestores, a cafetã do recinto. Pois, a cada instante são comprados para atender os empresários corruptos, bem como, engordar contas fora do Estado. Amigos eleitores, cidadãos, espero de voces, a força pra fazermos coro e conseguirmos as ciclovias para Natal-RN. Senhores jornalistas, conto com vocês, se não estiverem a serviços dos seus patrões, donos de jornais, façamos movimentos pra que possamos ter as nossas civlovias da zona norte pra zona sul, zona leste e oeste. Ou o movimento ecologico é pura balela? Aonde estão os ambientalistas? O Ministério da Saúde, pede para o povo fazer exercicio, cuidar da saúde, caminhar, andar e andar de bicicleta é melhor. Entretanto, tal fato diminue o lucro das empresas de onibus. Senhores Promotores, Juizes, representantes dos ministérios públicos, entidade que representa os direitos legítmos do povo, o que faze? Eu estou provocando voces e peço ao povo pra fazer o mesmo. Provoquemos o Ministério Público, para acatar e fazer valer nossos direitos. Sabemos que votar não é sinônimo de democracia, princpalmente pelo fato do voto ser obrigatório e aqueles que se candidatam está em débito com a sociedade. Outrossim, mesmo com provas cabais, se candidatam e ganham por sermos TROUXAS, ANALFABETOS POLÍTICAMENTE E COM ISTO ELEGEMOS BANDIDOS PARA REPRESENTAR AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS .

Deixe um comentário

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.