Muitos usuários para pouco ônibus - Por Busão de Natal

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pagando caro pra andar num transporte caindo aos pedaços e na maioria das vezes sem conforto e ainda por cima demora muito e quando vem, vem lotado. Veja algumas soluções e reclamações dos usuários do transporte coletivo de cidade do Natal e de Parnamirim.

Esses são os motivos que todo usuário diz na ponta da língua. A passagem de ônibus em Natal é muito alta, principalmente quando ocorreu a troca das Estações de Transferência para o famoso e polêmico Passe Livre que dura somente 1 hora e às vezes não funciona.

Os alternativos da linha P (Parnamirim/ Ponta Negra) ainda não foram autorizados a começar a circular com os novos ônibus que são bem grandes e adaptados para caderantes e estão na configuração de 3 portas para melhor facilitar a vida dos usuários. 

Os usuários da linha P (Parnamirim/ Ponta Negra) reclamam pela a lotação nos ônibus que fazem a linha que é muito grande principalmente no horário de pico, à solução seria aumentar os horários e disponibilizar nesta linha carros maior. Mas segundo os motoristas destes microônibus, o ônibus já está pronto para rodar, mas precisa de uma autorização do DENIT/ RN para começar a circular, porque segundo o diretor do DENIT/ RN as empresa de ônibus não querem ônibus circulando nas linhas de alternativas, por esse motivo, o DENIT/ RN irá averiguar com calma o real problema e assim decretar uma ordem para melhor solução. Ele ainda completa que não vai submeter à pressão, e vai fazer o melhor. O prazo para esta solução é para o inicio da próxima semana.
Este ônibus que poderá circular na linha P é novo e é equipado com: elevador para caderantes, itinerário digital Branco para melhor visibilidade dos usuários e estão na configuração de 3 portas facilitar o desembarque dos usuários.

O problema desta linha foi mostrado na Inter TV Cabugi no projeto Minha Comunidade mostrado todas as Quintas ao vivo no programa RN TV 1° Edição que mostrou a real calamidade dos usuários, a equipe fizeram flagras incríveis dentro do microônibus e mostrou a mega lotação, só pra se ter uma idéia os usuários alegaram ver passageiros sentados no colo de outros passageiros, além de andar em cima do capô do motor do ônibus ou atrás do banco do motorista custa R$ 2,50 um absurdo ou uma verdadeira brincadeira para usa está linha e pagar um absurdo desses. A solução é esperar esse ônibus mostrado na matéria da Inter TV Cabugi no programa RN TV 1° Edição.

Voltando a natal, estudantes de faculdades e de escolas públicas reclamam com a precariedade do serviço prestado pelas as empresas de ônibus, pois muitos ônibus não suportam a lotação e quebram em plena viagem, como na semana passada um ônibus ficou sem um eixo dianteiro na Av. Bernado Vieira, um verdadeiro perigo.

Além da precariedade do transporte, as paradas de ônibus são outro problema, na Ribeira as paradas estão sem as suas coberturas e o usuário além de pagar caro pela a passagem ainda sofre com o sol ou com a chuva.

Muitos usuários não estão preocupados com o conforto, como é o caso da turma do Jardim Petrópolis, que se revoltaram recentemente para que o terminal não seja removido para a Cidade das Flores.

No Parque dos Coqueiros, as linhas 70 e 77 estão deixando os usuários do bairro com dores de cabeça, pois a linha 77 na Av. Bernado Vieira sempre vem lotado, está lotação já começa a partir das 15h e quando dá 17h já é impossível pegar ônibus na avenida devido a lotação que começa no Shopping Via Direta.

Com a linha 70 é a mesma coisa, mas em lugares diferentes deixando muitos usuários para trás a espera de outro que por sinal demora e muito. 


O terminal do Parque dos Coqueiros tem sim vários ônibus novos ou em muito bom estado, mas os ônibus que tem não são o suficiente para suprir a demanda. Com a chegada da linha 600, uma linha muito útil para a Zona Norte de Natal, a demanda do terminal cresceu devido à migração de usuários do bairro do Vale Dourado e de outros conjuntos para o terminal do Parque dos Coqueiros. Isso porque as linhas do Vale Dourado em especial a linha 05 demora muito, mas muito mesmo quase igual à linha 01 que outra polêmica. Está migração junto com a demando do bairro super lota as linhas 70 e 77 que saem do conjunto lotados.

Como já tinha dito a linha 600 é uma mão na roda para os moradores do Parque dos Coqueiros que desejam ir para um shopping ou ir a qualquer lugar da cidade usando o passe livre, em especial para os estudantes do Parque dos Coqueiros que dependiam da linha 01 A para ir ao IFRN da Zona Norte, com a linha 600 é muito mais fácil e rápido, mas a linha foi ganhando muito mais usuários e com isso os ônibus existentes hoje não atendem mais a demanda de como era antes.

A linha já passou por várias mudanças e isso deixou a linha perfeita para os usuários, mas essa perfeição tem um preço caro de ir em pé ou em cima de capô quente, é o que acontece com os usuários que pegam a linha 600 por volta das 16h às 17h. Todos os ônibus fazem a viagem lotado ao máximo e ainda deixa gente nas paradas por falta de vaga no ônibus, nem se for 2 um colado no outro como já teve caso de acontecer, os ônibus não atendem a demanda que é muito grande, isso porque os ônibus que rodam nesta linha são microônibus e não ônibus mesmo, os ônibus grandes que tem nesta linha são micrões das empresas Transportes Reunidas e Viação Cidade do Natal.

Se no Parque dos Coqueiros é assim, imagine no pegar um ônibus das linhas dos Parque das Dunas é uma verdadeira novela. Os ônibus demoram muito e quando vem, vem como? Lotado e passam direto. A frota era boa quando tinha os truncados circulando na linha, mas que infelizmente foram tirados, devido problema de infra-estrutura nas ruas por onde os ônibus passavam.

Chega o Sábado e a frota de todas as empresas é reduzido para 75%, no bairro do Vale Dourado é uma dificuldade e uma eternidade para passar a linha 05 que é muito usado pelos os moradores do bairro, isso também ocorre durante toda a semana, mas a empresa que faz a linha no bairro do vale Dourado está perdendo usuários para a linha 27 que agora é divido em 2 sendo um passando na Av. Boa Sorte e outro passando na Av. José Luis da Silva. 

Os usuários do Vale Dourado pegam a linha 600 e fazem Passe Livre na linha 27 que passa constantemente, mas nos horários de pico, a linha chega na Av. Boa Sorte super lotado, devido os moradores do Jardim Progresso pegarem a linha 27 para ir ao trabalho por isso a lotação e como os moradores do Vale Dourado acham melhor ir em pé de que esperar por uma 05 eles sempre fazem este tipo de sistema para poder chegar mais sendo no trabalho. Mais uma vez falta de ônibus.

No circular da UFRN a precariedade só não é maior porque os alunos não pagam pelo o serviço, mas os ônibus que circulam nesta linha são muito precários e só vivem super lotados. Segundo informações, na linha existe 4 ônibus para suprir a demanda que é muito grande, porque além dos alunos tem os moradores que vivem em volta do campus.

Em horário de pico as paradas lotadas dos shoppings de Natal ficam super lotados e quando vem o ônibus os usuários invadem o ônibus como se fosse o último, correndo o risco de serem pisoteados.

Em Natal a única linha que não recebe reclamações é a linha 78, 78 A e 73 do bairro do Santarém. As linhas servem como exemplo para as demais empresas de Natal. Só a linha 73 tem 20 ônibus e em breve serão 22, os ônibus desta linha não circulam muito lotados como as demais linhas de Natal.

No ano passado, a cidade do Nata recebeu 63 novos ônibus e que em breve receberá mais 30 novos ônibus sendo 2 articulados. Se os usuários em especial os estudantes cuidassem mais do nosso transporte coletivo, teríamos mais ônibus circulando nas ruas e com muito mais qualidade, isso até sair a licitação que se prorrogou no mês de Julho e 2010.

Mas segundo fonte a licitação tão desejada pelos os usuários “estará nas ruas de Natal” até o final deste ano.
Enquanto não chega a licitação, o melhor a fazer é colocar mais veículos nas linhas de mais demanda. Pois pagamos caro e merecemos um serviço de qualidade.

parceiro da Bicicletada Natal

Um comentário:

corinthians campeao. disse...

eu acho um absurdo,porqe eu sou de campó limpo paulista e a passagem tava 2,60,e agora esta 3,15...devemos entrar em comfrontto com cada empresa que aumenta a passagem....eles aumentam a passagem porque eles querem o nosso dinheiro,quando um onibus que é acabado de comprar voce é obrigado a esperar quase duas horas e meiae quando ele vem lotado e voce nem tem lugar para sentar.eles só sabem abusar de nos
entamn temos que tomar providencias e nao ficar parado deixando que tudo isso aconteça...

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.