Documentário sobre Bicicletas Fantasmas - Homenagens a ciclistas assassinados no trânsito

terça-feira, 1 de junho de 2010

.
Bicicletas Fantasmas para não deixarmos esquecer...

  (Bicicleta Fantasma - São Paulo)

Ghost Bikes (Bicicletas Fantasmas) são bicicletas brancas instaladas em locais de acidentes (andar em máquinas de uma tonelada em alta velocidade é acidental?) fatais com ciclistas, como um memorial em homenagem a quem perdeu a vida para a pressa de alguém. Também têm o objetivo de lembrar o que aconteceu ali para que a morte não caia no esquecimento e não seja considerada apenas um inconveniente temporário ao trânsito de um dia qualquer.

Para que a memória de tantos e tantos ciclistas vitimados pelo individualismo motorizado não se perca, além das Bicicletas Fantasmas, um grupo de ciclistas estadunidenses está organizando um documentário para registrar tantas ocorrências e mostrar a dor da perda e o absurdo de nossa sociedade, privilegiando egocentrismos agressivos de motoristas e sacrificando a vida de pessoas que tentam viver da maneira mais saudável e equilibrada com o meio em que vivem.

[...] A equipe de Nova Iorque [...] passou esse ano por São Paulo e pedalou com a Bicicletada daqui. Também coletarão imagens de San Francisco, Chicago, Seattle, Portland e Londres. Assista ao trailer (em inglês).
[...]

Apoio

Produções independentes como essa, feitas com a cara e a coragem de quem tem um ideal de mundo melhor, costumam ter dificuldade em captar recursos. Por isso, os autores criaram uma página na internet para arrecadar fundos para pagar os custos com equipamento, equipe e gastos de viagem.
[...]

As Ghost Bikes servem como um alerta aos donos de veículos automotores, para que tomem mais cuidado com as vidas que pedalam bicicletas pelas ruas. A ação é realizada em várias cidades de todo o mundo e também no Brasil. [...] Em São Paulo, já foram instaladas quatro Ghost Bikes (...).  

fonte: http://blig.ig.com.br/freeride/

Natal

A Bicicletada Natal infelizmente já sofreu a perda de um colega para os monstroristas que estão soltos pela cidade. No dia 11 de outubro, quando voltava de Campina Grande para Natal de uma viagem que havia feito de bicicleta com amigos, Oiran Iande foi atropelado na BR 101, entre os municípios de São José do Mipibu e Parnamirim.

(Cartaz da Bicicletada de novembro de 2009 em Homenagem à Oiran)

Não podemos nunca permitir que a memória de nosso amigo e companheiro se perca, assim como a de muitos outros ciclistas assassinados nas ruas em Natal, no Brasil e no mundo.
 

2 comentários:

Patrick disse...

Pessoal, não há qualquer garantia que o documentário das ghosts bikes venha a ser realizado. Ele ainda está na fase de captação de doações. Se não houver doações suficientes, o documentário não será feito. Eu já passei lá e dei minha pequena contribuição. Se todo mundo colaborar um pouquinho, o filme sai.

Alê disse...

mas se já tem até trailler, quer dizer que eles já começaram, não?

E outra coisa, que tipo de doc. independente é esse que só faz quando a grana já tá garantida?

Imagino que a grana seja para dar ajuda de custo e não para bancar totalmente...

;D

Bicicletada/Massa Crítica produzindo vídeos indepentendes!

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.