Bicicletas como transporte público no Brasil

terça-feira, 1 de junho de 2010

Nova estação do Samba

Samba no Pé(dal)

O sistema de Bicicletas Públicas SAMBA - Solução Alternativa para a Mobilidade por Bicicletas de Aluguel, foi lançado comercialmente no mês de Janeiro de 2009, após licitação realizada pela prefeitura do Rio de Janeiro, com previsão de implantação de até 50 estações e 500 a 1000 bicicletas, nos bairros de: Copacabana, Leblon, Ipanema, Lagoa, Botafogo, Flamengo, Centro e Tijuca.

Até o momento foram implantadas 19 estações nos bairros de Copacabana, Leblon, Ipanema e Lagoa.


A empresa vencedora de licitação e responsável pela implantação e operação do projeto é a SERTTEL (WWW.SERTTEL.COM.BR), empresa com 21 anos de mercado, especializada em Mobilidade Urbana.

Bicicleta utilizada no Sistema

CONCEITOS E OBJETIVOS DO PROJETO

O sistema SAMBA é baseado no aluguel de bicicletas acessíveis em estações, distribuidas em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro, providas de mecanismo de auto-atendimento, caracterizando-se como uma solução tecnológica sustentável para a utilização de bicicletas como meio de transporte de pequeno percurso, para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.

O projeto disponibiliza para os moradores e visitantes da cidade do Rio de Janeiro, uma malha de estações de bicicletas na quais estes poderão retirar uma bicicleta, utilizá-la para realização de pequenos percursos e devolvê-la na mesma ou em outra estação.

Este serviço tem como premissas:

• Valorizar a bicicleta como meio de transporte e não apenas para lazer;

• Facilidade, versatilidade e alta rotatividade de utilização para pequenos percursos;

• Redução dos engarrafamentos nas áreas centrais das cidades;

A viabilidade econômico-financeira deste projeto decorre da exploração de mídia móvel nas bicicletas e em tarifas pagas pelos usuários para uso do sistema.

A assinatura mensal custa R$20,00.

Fonte e mais informações: http://www.zae.com.br/zaerio/home.asp

Transporte Público sobre duas rodas também em Montreal
 

Uma novidade que virou febre em Montreal em 2009, o serviço de aluguel de bicicletas Bixi volta à ativa na próxima terça-feira (20) em iniciais 246 pontos espalhados principalmente entre os bairros de Westmount e Rosemont/Hochelaga-Maisonneuve, além da Ilha de Santa Helena.
Disponíveis 24h, todos os dias da semana entre os meses de abril e novembro, as "bixicletas"  - parece produto da Xuxa... risos - podem ser uma alternativa econômica para quem não está afim de pagar CAD$70 (dólares canadenses) por mês pra utilizar o transporte público. O aluguel anual sai por CAD$78, o de 30 dias custa CAD$28 e CAD$5, por 24h do serviço. Pena que só cobre 30 minutos diários de utilização. Se passar disso, acrescente CAD$1,50 por mais uma hora de uso, ou mais CAD$3 por uma hora e meia, ou ainda CAD$6 a cada trinta minutos que você passar desse limite por dia.

No ano de seu lançamento, o Bixi - criado pela empresa Devinci, de Saguenay (Quebec) - chegou a ter 400 pontos instalados em Montreal com até cinco mil biciletas ao todo, foi utilizado mais de um milhão de vezes e, somando tudo, teria percorrido dez milhões de quilômetros. De prejuízo, 125 veículos roubados, tendo sido encontrados até em vendas de garagem.

Montreal conta atualmente com 130km de pistas cicláveis - a previsão é que esse número chegue a 400km até 2015. Aberta a temporada das bicicletas - o povo daqui adora! -, deixo pra vocês a melhor de todas, pelo menos do meu leigo ponto de vista:

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/canada/posts/2010/04/18/bixi-bicicletas-para-alugar-284763.asp

2 comentários:

Bicicletada Natal disse...

A Bicicleta é sim uma opção viável de transporte para curtas distâncias! As pessoas precisam entender e reconhecer isso para, integrada aos sistemas coletivos de transporte (ônibus, metrô, trens) as cidades possam se movimentar de maneira saudável e eficiente e não no caos poluente dos engarrafamentos de carros...

Menos carros, mais bicicletas!

Anônimo disse...

Gente sou de manaus e cheguei em natal hoje e fico ate o dia 1 de fevereiro e quero alugar uma bike alguem pode me ajudar? Bjo Bia 92 81166973

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.