Entrevista

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Quinta passada, à tarde, alguns de nós demos uma entrevista para o Programa Estúdio Livre (TV Câmara) sobre o uso da bicicleta em Natal e sobre a Bicicletada.

Foi divertido. Depois de ter escalado uma árvore para pular a cerca da UFRN, já que o portão estava longe, fomos até a Editora Universitária e gravamos um pouco. Depois andamos no sol até a Rapanui, tomamos um açaí e gravou-se um pouco mais no Chiquita Bacana (só que dessa vez sem o Alessandro). Da esquerda para a direita temos eu (Taoan), Alessandro, o repórter que agora me esqueci o nome, Amanda e Raquel. Quem tirou a foto foi Rebeca, que apesar de não ter saído na primeira parte da entrevista, está na segunda.

Bom, essa entrevista foi dada para a TV Câmara, com o intuito de divulgar o movimento e nos fazermos ouvidos (a Amanda sofreu um acidente há pouco tempo quando pedalava na Av. Roberto. Freire). Se alguém quiser assistir é só sintonizar na TV Câmara às 13h do dia 22 deste mês, no Programa Estúdio Livre.

Futuramente com certeza daremos outras entrevistas, quem sabé até no canal de Micarla =D

Taoan

8 comentários:

Patrick disse...

Tentem gravar para colocar no Youtube. Só assim a gente pode ver aqui de Mossoró :).

Bicicletadanatal disse...

Ah, vou falar com a galera do programa pra saber do vídeo. Colocarei no you tube sim, deopis eu posto aqui o link

savarau disse...

Bacana esse movimento da "bicicleta Natal" e não vejo a hora de me juntar a ele.
No entanto, é preciso estar atento para as incoerências.
Se em países civilizados a bicicleta é viável, isso se deve ao fato de que as pessoas possuem uma cultura de respeito aos espaços.
O que significa, também, não sair pulando cercas para encurtar caminhos, por mais justificável que isso seja. Pensem nisso como uma crítica construtiva.
Sávio Araújo (Vancouver, CA)

Bicicletada Natal disse...

É, na UFRN às vezes só pulando a cerca msm, porque a pessoa a pé ter que dar uma volta imensa só porque a Universidade preferiu colocar a entrada para pedestres junto com a entrada de carros não é muito interessante, nem mesmo razoável.

Pense como uma resposta construtiva. o/

savarau disse...

Ok!
A rapidez e agilidade de sua resposta me mostra que você é uma pessoa inteligente. Mas isso eu já sabia. Afinal de contas, você faz parte de um movimento muito bacana que está tentando mudar os hábitos de transporte de Natal.
Massa!
No entanto, o que eu pretendia com minha provocação é que você pensasse um pouco acerca dos valores que dificultam a adoção da ciclovia com alternativa para o transporte. O que faz com que a ciclovia funcione em alguns países, como por exemplo, Canadá, é que, embora os carros fiquem numa fila de engarrafamento de até 600m, nenhum vai cortar caminho pela ciclovia, simplesmente porque as pessoas aqui estão acostumadas a respeitar a organização do espaço, mesmo quando não concordam com ela. Do mesmo modo que você acha absurda a distância em que foram colocados os portões para pedestres na UFRN, e provavelmente eu deva concordar com você, um motorista mal educado pode achar absurda a colocação de uma ciclovia e simplesmente cortar caminho por ela, manifestando assim sua indignação com aquela forma de organização do espaço.
Embora eu saiba que sua atitude não coloca em risco a segurança de outras pessoas, além de você, a questão aqui é até que ponto estamos dispostos a repensar nossa cultura e nosso sistema de valores. Gostei de trocar essas idéias com você e espero te conhecer pessoalmente, logo, logo, numa dessas bicicletadas aí em Natal.
Um abraço

Bicicletada Natal disse...

Sávio, você não mora no Canadá? Realmente, se você percorrer essa distância todinha para aparecer na Bicicletada Natal, vou me sentir importante hehe ;D

Pois é, é uma questão pertinente o respeito à organização do espaço... se trata de consciência de cada um... saber quais as consequências de nossos atos... Pular uma cerca é um desrespeito à regras, o carro usar a ciclovia como "atalho" é um desrespeito à pessoas... então, certas regras precisam ser subvertidas, mas nenhuma pessoa precisa ser atropelada... Claro que você sabe tudo isso... Mas enfim, uma boa notícia, a UFRN abriu novamente (pq a passagem existia e tinham fechado) o portão no lugar onde deveria estar e hoje Taoan não precisaria mais pular a cerca ;D
Aparece aqui pra pedalar com a gente! o/

Abraço,
Alê

savarau disse...

Oi Alê,

Gostei das boas novas.
Volto para Natal em julho, quando encerra meu período de trabalho aqui em Vancouver, CA.
Assim que chegar em Natal vou comprar uma bicicleta e, se Deus quiser, estarei numa bicicletada logo,logo.
Desde que cheguei aqui, troquei o carro pela bicicleta e não me arrependi nem um minuto.
Apesar da grande diferença de infra-estrutura entre Vancouver e Natal, espero continuar mantendo meu saudável hábito de ir trabalhar de bicicleta.
Um abraço
Sávio

Bicicletada Natal disse...

Estaremos aguardando sua presença!
Aproveite bastante os últimos meses de "friozinho" ai do Canadá antes de vir para o "friozinho" aqui do Nordeste o/

;D
Abraço e até lá!

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.