As mortes no trânsito são "acidentais"?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

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(fonte da imagem: blog Pedalando e Olhando)

Ciclista é atropelado e morto na BR 101 em acidente envolvendo carro de luxo

DN Online - 16/06/10


Um acidente envolvendo uma Toyota Hilux e uma bicicleta deixou uma vítima fatal, na tarde de ontem (15), na BR-101. Segundo informações da PRF, o acidente aconteceu às 12h10, no Km 77,5 da BR 101.
De acordo com informações do deputado estadual Nélter Queiroz, a condutora do veículo Hilux era Eliana Maria Cohé Costa Queiroz, ex-esposa dele. Ainda segundo o parlamentar, Eliana é médica e estava vindo do emprego na cidade de Rio do Fogo.

As informações passadas pela Polícia Rodoviária Federal dizem que a condutora do veículo era Thatyana Menguita de Lima Costa, de 23 anos.

A Toyota Hilux, de placas NNQ 1218 atropelou e matou o condutor da bicicleta, Romário Florentino Ferreira, de 18 anos.

Ainda de acordo com a PRF, o condutor da bicicleta atravessou a pista na frente da Hilux. A condutora foi detida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante.


Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/43604/

Obrigado, Élmano, pela notícia.


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Para a Polícia Rodoviária, "o ciclista atravessou a pista na frente da Hilux". A que velocidade ela estava indo? O ciclista então foi o culpado? Foi culpado porque, por falta de ciclovias, precisou dividir o espaço com os (potenciais assassinos) motoristas e seus veículos de 1 a 2 toneladas viajando a 80 a 100km, porque todos sabem que na BR os carros acreditam que são aviões, querendo levantar vôo?

O ciclista foi culpado porque quis exigir seu espaço na rua, seu direito a locomover-se de maneira ecológica e saudável, sem prejudicar a ninguém nem ameaçar a ninguém?

O ciclista foi culpado porque para motoristas, os carros são sempre mais importantes e toda e qualquer pessoa precisa esperá-los passar antes de poderem atravessar? (por que a sociedade só se importa com o motorista)

De quem é a culpa? De uma pessoa viajando a 20km em um veículo de 15kg sem nenhuma separação entre ela e a cidade ou uma pessoa viajando a 70/80/100km em um veículo de 1 a 2 toneladas supostamente protegida por toda essa armadura de aço que parece torná-la invencível?

Romário não foi o primeiro ciclista morto esse ano nem será o último. Quantas vidas o individualismo motorizado nos roubam? Quantas vidas ainda serão desperdiçadas para alguém ganhar "status" e "comodidade"?

Luto por Romário e todos os ciclistas, pedestres, todas as vítimas da cultura violenta e irracional do carro - inclusive dezenas de milhares de motoristas que morrem em 'acidentes'. Essas mortes foram acidentais?
Bicicletada Natal

4 comentários:

Bicicletada Natal disse...

"Compre um carro novo (e grande) e de brinde, tire uma vida"


Até quando?

Hélio disse...

Na lei brasileira a culpa é do veículo maior, no caso o carro. Porém, cabe recurso uma vez que é expressamente proíbido trafegar com veículos de tração humana ou animal em rodovias do país ou ainda com veículos com mortor com menos de 70cv.

O cara estava na rodovia ciente disto, atravessou e morreu por ser imprudente com sua própria vida.

Não haver ciclovias em certos pontos (como rodovias) não justifica andar sob elas colocando em risco a si próprio e aos demais condutores que por ela trafegam.

Só a título, 80/100km é a velocidade máxima de uma rodovia, logo, nada de errado estava a condutora da Hylux indenpendente de quem fosse.

Alê disse...

É uma lógica muito interessante a do direito privado, não é, Hélio?

Se a lei diz: ciclista não pode andar em rodovia, tem que andar em ciclovias - mas, não há ciclovias, então a lei está dizendo: ciclista, fique em casa, vá de ônibus ou compre um carro - se a pessoa não tem dinheiro nem para o ônibus, mas logicamente precisa sair de casa, então a lei está dizendo: ciclista, foda-se.

E outra coisa, hora nenhuma se disse que é "ilegal" andar à 80/100km. A "legalidade" não foi a referência na afirmação e sim a potencialidade fatal. O que se afirmou foi a periculosidade para qualquer um que esteja próximo de um veículo de 1 a 2 toneladas (no caso da Hylux, 2t), dado seu potencial destrutivo. O que se fez foi comparar quem era a parte mais ameaçadora, o carro ou a bicicleta, quem estava amaeçando quem, ameaçando, inclusive, o direito de ir e vir que o ciclista possui, principalmente porque o direito de ter ciclovias não é garantido.

E por que não é garantido? Por que quem faz as leis não anda nem de bicicleta, nem de ônibus, nem utiliza o sistema público de saúde nem educação, nem outros serviços públicos, a menos que não tenha surgido uma alternativa privada. Quem faz as leis são as classes ricas da sociedade e a classe rica determina que a prioridade é a necessidade dela.

Faz-se então estradas e rodovias para todo buraco, e deixa-se às baratas o que é público.

Qual é a lei a qual eu me baseio? A lei que diz que ninguém tem mais direito que ninguém, e por essa lei, todos os motoristas são contraventores, pois eles são extremamente beneficiados em detrimento da grande maioria da população que se degladeia nos serviços públicos de transporte.

E quem foi que fez essa lei? Minha consciência... Se a sua lei diz diferente, sinto muito...

Mitra disse...

Isso é surdo total. O pior de tudo isso é que não foi a primeira vez e certamente não será a última. Perdemos nossos entes e amigos queridos vitimados por imbecis sobre quatro rodas que não respeitam os direitos alheios.
Até quando o Brasil vai ser essa palhaçada?!
Agora vamos lá, sorriam brasileiros, afinal, a copa do mundo cura tudo nao é?!
¬¬'

 

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Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

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Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

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"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

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Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.