O que acontece quando morre um ciclista? Parte III

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Meus caros amigos “e amigas”,

Fomos a missa de celebração pela passagem do sétimo dia da morte do ciclista Cacá, ontem dia 06, realizada na Igreja de Santa Rita de Cássia aqui em Ponta Negra. Estavam presentes os seguintes ciclistas: Cristiane Macedo, Renato Galdino, Mikael Marques, Suzana Tomaz, Evelinny Alves e Haroldo Mota.

Na missa, muitos amigos de Cacá e a presença da grande comunidade. Após a realização do ato ecumênico, conversamos com Igor (filho de Cacá) e sua namorada Milena, como também a Sra. Dione (ex-esposa de Cacá).

Falamos que a comunidade ciclística de Natal estava solidária e coclocávamos a disposição, os grupos ali presentes: a ACIRN; a Bicicletada Natal; o Ponta Negra Bike e os ciclistas de Natal e a Ong Baobá.

Em seguida fomos ao local do acidente, no qual a Srª Dione estava querendo colocar umas flores em homenagem a Cacá.



Chegamos na Rota do Sol às 19h50. Os familiares fizeram um momento de silêncio e Igor colocou as flores no “GhostBike” (BikeAnjo).

A Srª. Dione falou sobre a sua revolta: “às 17h13, o juiz decretou a prisão preventiva dele (motorista/Natalício) e às 17h44, deu a liberdade/confiança, pagando um valor de R$40 mil reais, a minha revolta é essa… enquanto ele estava solto em casa, a gente estava fazendo vaquinha para comprar o caixão, juntando dinheiro. O promotor me tranquilizou dizendo que o caso foi culposo, como ele (motorista) estava bêbado, assume o risco de matar, cabendo neste caso uma pena maior por tudo o que aconteceu. A minha bandeira vai ser essa… colocar o motorista Sr. Natalício Fausto de Lima em julgamento”.

Igor nos contou que seu pai pedalando pela Rota do Sol, “foi atingido primeiro pelo impacto do carro conduzido pelo motorista Sr. Natalício Lima e em seguida o condutor bateu no poste. Os ferimentos foram profundos e muito grave, segundo o legista do ITEP foi essa a sequência do acidente”.

A família comentou que ficou emocionada com a atitude dos ciclistas fazendo o movimento do protesto  e que viram a mobilização e vários pontos da cidade. Estavam passando quando a bicicleta branca (GhostBike/BikeAnjo) estava sendo fixada no poste.

Comentamos que o grupo de ciclista da “Bicicletada Natal” havia elaborado um documento muito bacana, exigindo a apuração do caso e transparência na divulgação.

Ficou comprometido também que iríamos replicar esse documento, nos vários grupos ciclíticos da cidade, assinado por cada representante dos movimentos ciclíticos e entregar individualmente. Haveremos também de sentarmos com vários grupos de ciclistas para definir uma pauta comum sobre o assunto.

A família finalizou agradecendo a todos os ciclistas a solidariedade que estão recebendo.

Relatoria: Haroldo Mota.

  • Algumas palavras aspeadas indicam uma alteração na hora de digitarmos o texto feito por Haroldo para publicarmos no blog!

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.