Um poeta de bicicleta

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Yuno Silva - repórter

Cinema, literatura de cordel e bicicleta, uma combinação surpreendente que rendeu frutos no país de Mossoró, terra do poeta popular Antônio Francisco. Personagem principal do curta metragem “O Poeta e a Bicicleta”, dos diretores Thalles Chaves, Gustavo Luz e Toinha Lopes, o cordelista potiguar é conhecido não apenas pelos inspirados versos como também por utilizar a ‘magrela’ como principal meio de transporte. Imortal da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, no Rio de Janeiro, onde ocupa a cadeira 15 que foi de Patativa do Assaré, Francisco é considerado um dos maiores poetas populares da atualidade.
fotos: canindé soaresMembro da academia brasileira de Cordel, na cadeira Patativa do Assaré, o poeta popular Antônio Francisco inspirou o premiado documentário O Poeta e a BicicletaMembro da academia brasileira de Cordel, na cadeira Patativa do Assaré, o poeta popular Antônio Francisco inspirou o premiado documentário O Poeta e a Bicicleta
“Não conhecia o Antônio, mas fiquei fascinado pelo pouco que conheci da história dele antes de começar a produzir o curta”, disse Thalles Chaves, cearense graduado em Ciências Sociais. Interessado em antropologia visual, foi estudar cinema no Rio de Janeiro e acabou se estabelecendo em Mossoró após passar um Natal com a família: “Acabei me envolvendo com vários projetos na área de audiovisual por aqui e acabei ficando”, explica.





A dica para produzir o documentário partiu de Gustavo Luz, diretor da editora Queima Bucha, especializada na publicação de cordéis, quando o trio de diretores participava de um curso de capacitação em audiovisual durante o festival Curta Mossoró. “A conclusão do curso consistia em produzir um filme com duração entre cinco e dez minutos. Mas tínhamos que seguir algumas regras, como captar todas as imagens em até 72 horas, editar em até 24 horas e utilizar apenas uma fita (60 minutos). Foi um desafio, passamos um mês na pré-produção”, lembra Chaves.
.
O produção do filme também contou com a colaboração do jornalista Mário Ilo, do diretor de estúdio Raimundo Batista, da montadora Edileusa Martins e da professora Ana Lúcia Gomes, integrante do coletivo Caminhos Comunicação e Cultura, responsável pelo Festival Curta Mossoró.
.
Durante esse período de preparação, os diretores gravaram entrevista com Antônio Francisco cujo áudio acabou servindo para dar suporte à boa parte das imagens captadas. “O material ficou tão bom que não conseguimos reduzir para menos de 12 minutos. Felizmente convencemos a equipe do Curta Mossoró que poderíamos mutilar o curta se reduzíssemos esse tempo”, garante.

Festivais e Prêmios
.
“O Poeta e a Bicicleta” já foi exibido nas emissoras locais de televisão e no Cineclube Mossoró. “O próximo passo é refilmar tudo em película. Vamos manter o formato de curta metragem (até 20 minutos, segundo normas da Agência Nacional do Cinema – Ancine) para termos mais possibilidades de participar de festivais”, planeja Thalles.
.
Falando em festivais, o documentário sobre Antônio Francisco já participou do Cine Carajás 2010, no Pará; está inscrito no Cine Sul, do Rio de Janeiro; no Cine PE; e os Festivais lusitanos de Avenca e da Vila do Conde. “Fomos selecionados para participar da mostra competitiva do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que acontece entre 26 de abril a 1 de maio em Lisboa”, anima-se o diretor.
.
A equipe, incluindo o personagem principal do filme, está se mobilizando para comparecer a esse lançamento na Europa, e os planos incluem registrar a viagem para se transformar em novo produto audiovisual. “Já entramos em contato com a prefeitura de Mossoró, com a Petrobras e vamos visitar a Fundação José Augusto para tentar viabilizar nossa viagem”, adianta Chaves.
.
saiba mais
.
Antes de ser conhecido como cordelista, Antônio Francisco, de 61 anos, foi soldado, soldador e sapateiro. Graduado em História pela Uern, o cordelista mossoroense começou sua carreira literária tardiamente, aos 46 anos, e hoje sua principal atividade é transitar entre a poesia popular e a xilogravura. Atualmente seus poemas são alvo de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem.
.
Fonte: Tribuna do Norte online
http://tribunadonorte.com.br/noticia/um-poeta-de-bicicleta/173918

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.