Bicicleta elétrica pelas ruas de Natal

terça-feira, 23 de março de 2010

Depoimento de um cicloativista elétrico, Haroldo Mota, da ONG Baobá. 
.

Meus ilustres amigos,

Eu sempre sonhei em viajar numa bicicleta, numa viagem de vários sentidos. Viajar no sentido da palavra, já realizei algumas.

Até o momento, as mais bonitas e agradáveis foram: Recife a Natal de Bicicleta, pelo litoral [essa inclusive fizemos até um vídeo, no qual exibimos na livraria Cultura em Recife e na livraria Siciliano em Natal, com o sugestivo título Ecociclo]; Natal a Pipa, esse roteiro já perdi as contas; Pipa a Baia Formosa, umas três vezes; Pipa a Vila Flor, duas vezes; Natal a Guaramiranga/CE via Canoa Quebrada. 

Essa viagem foi espetacular, o litoral do RN é infinitamente lindo, anos atrás já realizei algumas caminhadas pelo litoral, o que me assusta é a brusca transformação desses recantos, ora pelo avanço do mar, ora pelos impactos causados por construções. 

Estou sendo barrista, pra falar a verdade todo esse litoral que pedalei é singular, com as mais variadas particularidades. É o caso da Coroa do Avião em Pernambuco, Tambaba na Paraíba, Pipa no RN, as salinas de Macau e Areia Branca, o litoral de falésias do Ceará, são tantas impressões de paraísos.

Sonhos Elétricos

A outra viagem era o sentido dos sonhos elétricos, a bicicleta elétrica. Trafegar na cidade fazendo uso de um transporte individual altamente silencioso com emissão zero de poluição, já que a energia na qual consumimos é proveniente de hidrelétricas, era um sonho!

Mas essa realidade é presente, agora em Natal, a Evetch está produzindo e vendendo bicicletas elétricas [vejam as fotos]. Tenho me deslocado nestes últimos dias pela cidade numa bike elétrica, estou impressionado com o desempenho e agilidade deste veículo.
Para se ter uma idéia, testei a autonomia da bicicleta, domingo passado, indo em direção ao interior do estado. Sai de Natal é fui até Serra Caiada, pela rodovia federal 226, levei duas horas e meia, foram oitenta e dois quilômetros, você pode imaginar o que é isto!?

Não usei nada de combustível fóssil, não lancei gases para o efeito estufa e gastei apenas trinta centavos com o custo da eletricidade, para recarregar as baterias da bicicleta.

Localizada no Agreste Potiguar, Serra Caiada encontra-se no início do Planalto da Borborema, é a rocha mais antiga da América Latina, com 3,4 bilhões de anos. Essa pedra possui formação Cristalina com 285m de altura, 3.000km² e 10km de profundidade.

Na cidade, o deslocamento é rápido, a velocidade máxima é de quarenta e três quilômetros. Passo ligeiro pelas filas de carros ao longo das avenidas com seus congestionamentos.

O bom é a surpresa das pessoas que ficam encantadas perguntando que transporte é esse?!!? Pois, seu design é moderno e futurista.

Precisamos urgentemente mudar nossos comportamentos, frente às alterações das mudanças climáticas. Mudar nossa atitude de consumo e cobrar políticas públicas para construções de ciclovias e de proteção do ar, que envolve essa majestosa bola azul mantendo-nos vivos. Necessitamos de uma economia verde!

Aguardem em breve mais novidades sobre bike elétrica!

Um grande abraço,


Haroldo Mota, ativista da ONG Baobá


A bicicletada elétrica pode ser adquirida através do site:
http://www.evetech.com.br/

2 comentários:

Patrick disse...

Eu me lembro de estar em Recife numa viagem de trabalho e ter visto esse vídeo na Livraria Cultura. Vejam como o mundo é pequeno :).

jaircarlos_tec disse...

epHaroldo: assim como vc , sou norte riograndense aqui de parelhas..Trabalho com eletronica e sempre tive vontade de construir uma bicicleta dessas.O meu maior problema está sendo encontar um motor desses..O amigo poderia me ajudar com alguma informação ??abçs
Jaircarlos_tec@hotmail.com

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.