A Prefeitura quer retirar as 42 árvores do canteiro da Salgado Filho em frente ao Midway até a Alexandrino de Alencar! - Não se pode permitir!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Matéria publicada dia 21 de Fevereiro de 2010 às 00:00 na Tribuna do Norte
Marcelo Hollanda Repórter

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Mais carros, mais infrações e as mesmas ruas

Há muitos anos não há registro da construção de uma nova via importante de  escoamento de tráfego em Natal. As que existem são as mesmas: Salgado Filho, Bernardo Vieira, Mor Gouveia, Jaguarari, Alexandrino de Alencar, Integração e João Medeiros Filho.

Em compensação, no ritmo da propaganda de uma montadora, que se gaba de produzir um novo carro a cada 70 segundos, a capital potiguar já abriga uma frota próxima aos 330 mil veículos. Pode ser mais quando esta reportagem ganhar as ruas.


São dois mil novos automóveis em circulação todos os meses – 10 km de carros enfileirados se a soma levar em consideração  quatro metros de cumprimento em média por veículo, seja carro de passeio, utilitário ou caminhão.

O resultado físico do aumento progressivo da frota versus os estáticos espaços urbanos produz um resultado final ainda mais desastroso quando se adiciona outro dado à equação: o despreparo do motorista. Ele está presente em todas as vias públicas, mas pode ser melhor percebido nas áreas de lentidão, quando muitos motoristas executam manobras arriscadas para ganhar tempo.

Segundo o secretário-adjunto da Semob,  Haroldo Maia, um dos pontos que mais irritam os motoristas é o trecho da Avenida Hermes da Fonseca, entre Alexandrino de Alencar e Antônio Basílio. “As três faixas da Alexandrino viram duas até a Antônio Basílio”, explica.

Na próxima terça-feira (23) o Ministério Público Estadual realiza uma audiência pública para debater o corte de 42 árvores  da Alexandrino até a Bernardo Vieira, onde, no ano passado, um galho gigantesco desabou, fechando uma das pistas nas proximidades do Cefet. No lote de árvores estão algarobas, cuja derrubada promete ascender a ira dos ambientalistas.
 

“Na verdade - esclarece Haroldo Maia - para alargar o espaço ali a proposta é reposicionar as árvores, trocando as existentes por novas de três metros de altura”.

Sem afastar o canteiro naquela área, garante o secretário-adjunto, o entupimento daquela artéria será rápido e irreversível.
Só no cruzamento da Salgado Filho com a Alexandrino, entre às sete  da manhã às 19 horas de um dia qualquer da semana, a Semob calcula um volume médio transitando por ali de 62.300 veículos. No trecho que vai da Alexandrino até a Bernardo Vieira, 45 mil carros transitam entre às sete da manhã às 19 horas.

Dentro desse imenso conjunto de artérias, sinais evidentes de infarto estendem-se também ao final da Avenida Bernardo Vieira, no sentido da ponte do Igapó. O funil para quem sai de manhã e volta à noite para a Zona Norte tem a promessa de melhorias com o chamado PAC da mobilidade da Copa. Enquanto isso, o futuro imediato (leia-se a partir do segundo semestre) indica muita poeira com as obras a serem abertas no sistema viário de Natal.

O futuro ao ônibus pertence

Resolver os problemas de trânsito de Natal é, antes de tudo, entender que o futuro pertence não aos automóveis, mas ao sistema de transporte de massa – ônibus e trens.

Para o secretário adjunto da Semob, Haroldo Maia, corredores de ônibus tão criticados por motoristas em Natal, como o da Bernardo Vieira, tenderão a se expandir, privilegiando a maioria da população, cujo dinheiro remunera a operação das empresas.

“É injusto ver o Governo Federal subsidiando o diesel de alguns setores e não dando absolutamente nada para o transporte de massa”, desabafa Haroldo Maia.

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http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/da-infracao-ao-acidente-um-pulo/140972

2 comentários:

Samis disse...

Dá-lhe partido verde!

Marcos Lemos disse...

"Reposicionar" as arvores?????Faz-me rir! É mta hipocrisia.
Nao é questao de altura.Aquelas arvores sao um patrimonio nosso. Fazem parte da historia da cidade.
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Duvido que as arvores que querem plantar oferecerao sombra de forma bem generosa com as que la estao gentilmente nos oferecem.
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Deviam era fazer uma ciclovia no canteiro central da salgado ate a Hermes,aproveitando a area sombreada.

 

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Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.