Sucesso no I Dia Mundial Sem Carros em Natal/RN

terça-feira, 22 de setembro de 2009



Durante o Dia Mundial Sem Carros (22 de setembro) a Bicicletada agiu de forma ativa durante todo o dia.

Pela manhã, membros da Bicicletada Natal (Amanda, Fabiano, Lemos, Tatiana e Vanessa) se reuniram as 7:30 para a gravação de uma reportagem sobre o trânsito natalense, tendo como enfoque o crescente número de carros e o uso de meios alternativos ao automóvel.
A matéria foi feita, pela Tv Tropical (Record), na Avenida Salgado Filho. Após as entrevistas, o grupo seguiu para a Rui Barbosa onde foram feitas algumas imagens!
[O vídeo da matéria será disponibilizado em breve no orkut da bicicletada.]

À tarde, três membros da Bicicletada Natal (Fabiano, Lemos e Vanessa) marcaram presença - a convite da Prefeitura de Natal + Secretaria de Mobilidade Urbana - na Semana do Trânsito. O evento, organizado pelos dois órgãos já citados, tem como lema "Educação e gentileza, o caminho para a paz no trânsito". Durante a programação ocorreu uma homenagem a Bicicletada, na qual cerca de 8 pessoas dançaram e cantaram a "música da bicicleta", propondo o respeito ao ciclista e a responsabilidade do mesmo ao fazer parte do trânsito.

Após esta confraternização, conversamos com alguns funcionários da SEMOB, estes nos concederam uma faixa (“Na cidade sem meu carro”), a qual foi utilizada no Movimento ocorrido à noite, e nos convidaram a ir até a instituição debater alguns pontos importantes para ambas as partes.






[As fotos serão disponibilizadas em breve, também no orkut da Bicicletada]

À noite, mais precisamente às 18horas, nos concentramos em frente ao IFRN (antigo Cefet) para dar início ao movimento do Dia Mundial Sem Carros! A saída atrasou um pouco, mas ocorreu por volta das 19:15. O número de participantes surpreendeu. Segundo números levantados, cerca de 70 pessoas compareceram para comemorar, refletir e se manifestar pelo Dia Mundial Sem Carros! Ao sair do IFRN, seguimos pela Av. Slagado Filho até o viaduto Quarto Centenário, onde fizemos a volta e seguimos pela Av. Norton Chaves. Logo após, percorremos a UFRN, indo por dentro da universidade até o setor de aulas II, onde paramos e fizemos o famoso grito “Bicicletada”, chamando a atenção dos alunos presentes do setor. Em seguida, fomos em direção a Av. Roberto Freire e de lá seguimos até o Praia Shopping.
O DIA MUNDIAL SEM CARROS FOI UM SUCESSO!
Obrigada a todos que, após um dia de estudo e/ou trabalho, foram as ruas se juntar a Bicicletada Natal e fazer bonito em um dia que merece ser lembrado por toda a população!
Obrigada aos que não puderam comparecer, mas que nos apoiaram nessa luta!
E muito obrigada aos que ‘deixaram o seu sonho de consumo em casa para viver numa cidade dos sonhos!’
Desculpem qualquer atuação equivocada. Qualquer crítica construtiva é bem vinda!

  • OBS: Quem tiver fotos do Movimento do dia 22 de Setembro, por favor enviar o mais rápido possível para: bicicletadanatal@hotmail.com

  • OBS2: A LUTA CONTINUA!!!! NOS REUNIREMOS NO DOMINGO, ÀS 15HORAS EM FRENTE AO IFRN PARA REALIZAR A BICICLETADA DE SETEMBRO!
Vanessa ( Paulinha ).

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.