// Dia Mundial Sem Carros em NATAL/RN

sexta-feira, 18 de setembro de 2009


- 22 de setembro - concentração no IFRN ás 18h - saída as 19h.


O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de ummanifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
Natal terá pela primeira vez esse evento, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, com campanha realizada á alguns meses. Esperamos que nos próximos anos essa data se consolide e tenhamos um apoio maciço da sociedade que é a beneficiária direta deste ato.

/ Bicicleta: uma boa alternativa para a melhora do trânsito

A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Em nossa Natal uma cidade de pouco relevo acidentado, a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas na cidade tem aumentado visivelmente.
Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e paraciclos, poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas, o trânsito é hostil aos ciclistas. É com a intenção de procurar reverter esse quadro é que a Bicicletada Natal participa do Dia Mundial Sem Carros.

/ Automóveis: problemas causados pelo uso massivo

Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.
Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.
Por fim, o automóvel é um meio de transporte não universalizável, já que seria impensável a existência de um carro por habitante no mundo.

// Seja comportado no trânsito!

Respeite as leis de trânsito. A vida agradece!



Ciclista:
Mantenha-se sempre visível e previsível;
• Sinalize sua intenção com o braço;
• Não trafegue pela calçada e não coloque pedestres em risco;
• À noite, use roupas claras, refletores e farol;
• Evite vias de trânsito rápido e intenso;
• Ande preferencialmente à direita, sempre pelos bordos da pista e nunca pela contra-mão;
• Use sempre luvas e capacete;
• Obedeça aos sinais de trânsito.
A bicicleta é um veículo. Para ser respeitada como tal, é preciso que você faça a sua parte.
Motorista:
Bicicletas também são veículos, fazem parte do trânsito e estão sujeitas às mesmas regras de circulação dos automóveis;
• Tenha paciência com os ciclistas: eles estão em uma situação mais vulnerável que a sua;
• Use sempre a seta, ela ajuda a orientar pedestres, ciclistas e outros motoristas;
• Lembre-se, um ciclista a mais na rua é um carro a menos: menos congestionamento, menos poluição, e um trânsito mais fluido para todos;
• Nunca feche um ciclista numa conversão. Essa é a maior causa de acidentes;
• Antes de abrir a porta do veículo, parar ou manobrar, verifique se não há aproximação de ciclistas ou pedestres. Eles são menos visíveis que automóveis.
Ajude a tornar as ruas amigáveis para se pedalar. Um trânsito mais cordial é melhor para todo mundo.
Você já deve ter notado que a maioria dos automóveis transporta apenas uma pessoa, e que essa é a razão dos engarrafamentos. Já pensou em utilizar uma bicicleta para fazer pequenos deslocamentos? É uma excelente maneira de exercitar-se, fugir de congestionamentos, fazer economia e aproveitar melhor a cidade. Atualmente bicicletas de marchas vencem morros com facilidade e é possível pedalar no trânsito com segurança.

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.