Bicicletada de Maio! Venha para a rua, ela também é sua!

sexta-feira, 22 de maio de 2009


Galera,

Na última Assembléia da Bicicletada (17/05) conversamos sobre a Bicicletada de Maio e seu intinerário. Nas últimas semanas a Bicicletada foi convidada para integrar a Semana do Meio Ambiente da UFRN e eu (Alessandro) estou participando das reuniões para discutir como vai acontecer.

Nisso surgiu a possibilidade de a própria Bicicletada do dia 31 de maio já integrar a semana através do Ato anualmente organizado pelo grupo Ser Ecológico (UFRN) chamado Abraço ao Rio (em protesto contra a destruição dos nossos rios Potengi e Pitimbu).

Ou seja, a idéia era a Bicicletada culminar em um desses rios e no final de nosso percurso, fazermos o Abraço ao Rio, um abraço simbólico à um desses dois rios. Como ninguém foi contra em apoiarmos e integrarmos essa iniciativa, a decisão consistia em "qual dos dois rios/qual dos dois intinerários?" O trajeto ao Potengi seria via Bernardo Vieira e ao Pitimbu seria via prolongamento da Prudente. Conversando sobre essas opções e foi decidido pelo grupo abraçarmos o Potengi e irmos pela Bernardo Vieira.

Então, esse será nosso intinerário em Maio. A Bicicletada seguirá pela Bernardo Vieira até a Ponte Velha, será feito o "Abraço ao Rio" (abraço simbólico com todos de mãos dadas ao longo da ponte - além de estarmos com faixas e cartazes questionando a população que passa pela ponte sobre a destruição do rio) e depois o grupo voltará até o IFRN (CEFET)
junto.


____________________________________________________________________

Além disso, também ficou acertado a questão da segurança e os batedores. Nós precisamos de nossos próprios batedores.

A Bicicletada é um movimento autônomo e independente, logo, não pode ficar dependendo da "Autoridade" que no dia-a-dia não cumpre seu "papel" de garantir segurança para a população e, logo, não faremos com que eles falsamente cumpram esse papel na Bicicletada através da polícia.

Para nossa segurança, basta termos organização e disciplina, tendo cicloativistas na Bicicletada dedicados a fazer a segurança do grupo, cuidando para que os novos participantes que aparecem todos os meses respeitem as "medidas de segurança" do grupo, como manterem-se no bloco, não abrirem "buracos" na Bicicletada, entre outras coisas.

Nesse objetivo, acertamos de que vamos fazer 'coletes' para diferenciar os "ciclo-batedores", de modo que isso seja respeitado.

Agora, é fazer uma grande Bicicletada em Maio e um forte Abraço ao Rio!

Chame seus amigos e junte-se a nós!

VENHA PEDALAR NA PRÓXIMA BICICLETADA!

Dia:
31 de Maio
Hora: Concentração às 15h e saída às 16h.
Local: Nos encontramos em frente ao IFRN (Antigo CEFET - Salgado Filho).
Intinerário: Até a Ponte de Igapó, onde faremos o "Abraço ao Rio", e de lá, voltaremos para o IFRN.

8 comentários:

Não disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá!!desculpe a ignorância mas nunca fui a nenhuma bicicletada, me interessa muito e nunca tinha visto antes alguma propaganda, vi na UFRN semana passada. Queria saber...Por acaso precisa ser aquelas bicicletas de profissional mais leve e talz ou pode ser qualquer uma?me responda por favor para o raquel.gomess@ymail.com

Bicicletada Natal disse...

Carlos Augusto, sinto muito pelo fato de você ser incapaz de respeitar as idéias alheias, sendo mal educado e se achando melhor na sua posição irresponsável. Mas não será pq vc está pouco se lichando que a Bicicletada vai tomar essa postura "complacentes". Se é para sermos "complacentes", ficaríamos em casa reclamando sem fazer nada.

Não me venha com essa "entenda isso" porque você não tem a menor capacidade de entender outros lados, então não exija isso de ninguém.

E você for me taxar de nomes, não queria saber quais eu poderia usar contra você. Eu prezo pelo respeito mútuo e a argumentação, ao invés de me rebaixar na mediocridade de ataques pessoais baseados em nada. Sinto muito, mas sua declaração é muito negativa para o movimento e se quiseres manter essa postura, impossibilita a coexistência.

Não disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bicicletada Natal disse...

Quem jogou a pedra foi você e depois acha que está perdoando alguém?

Carlos Augusto, sinto muito, mas a imensa divulgação do seu blog não é um grande favor à Bicicletada, existe muito mais trabalho duro para ser feito e que é feito...

Sua idade não te faz mais sábio, logo se vê, e certamente se percebe que não vês o que é a Bicicletada. Um movimento mundial que reclama as ruas não seria motivado por um objetivo tão pequeno e paliativo como querer apenas ciclovias. Ciclovias não resolvem o problema. A sociedade do automóvel é o problema e é isso que a Bicicletada pretende combater através da conscientização e do protesto.

Não somos idiotas como você possa pensar para tomar atitudes que não ajudam em nada como queimar carros. Os carros já queimam a si mesmos... não precisamos de mais fumaça no mundo. A mensagem é a consciência e o futuro é melhor e por isso fazemos parte deste movimento.

Não me venha com comentários ridículos...

Não disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bicicletada Natal disse...

Raquel, já entraremos em contato com você!

Estamos te esperando para pedalar conosco!

o/

Bicicletada Natal disse...

Os comentários excluídos eram de Carlos Augusto, ele os excluiu.

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.