Bicicletada de Maio! Venha para a rua, ela também é sua!

sexta-feira, 22 de maio de 2009


Galera,

Na última Assembléia da Bicicletada (17/05) conversamos sobre a Bicicletada de Maio e seu intinerário. Nas últimas semanas a Bicicletada foi convidada para integrar a Semana do Meio Ambiente da UFRN e eu (Alessandro) estou participando das reuniões para discutir como vai acontecer.

Nisso surgiu a possibilidade de a própria Bicicletada do dia 31 de maio já integrar a semana através do Ato anualmente organizado pelo grupo Ser Ecológico (UFRN) chamado Abraço ao Rio (em protesto contra a destruição dos nossos rios Potengi e Pitimbu).

Ou seja, a idéia era a Bicicletada culminar em um desses rios e no final de nosso percurso, fazermos o Abraço ao Rio, um abraço simbólico à um desses dois rios. Como ninguém foi contra em apoiarmos e integrarmos essa iniciativa, a decisão consistia em "qual dos dois rios/qual dos dois intinerários?" O trajeto ao Potengi seria via Bernardo Vieira e ao Pitimbu seria via prolongamento da Prudente. Conversando sobre essas opções e foi decidido pelo grupo abraçarmos o Potengi e irmos pela Bernardo Vieira.

Então, esse será nosso intinerário em Maio. A Bicicletada seguirá pela Bernardo Vieira até a Ponte Velha, será feito o "Abraço ao Rio" (abraço simbólico com todos de mãos dadas ao longo da ponte - além de estarmos com faixas e cartazes questionando a população que passa pela ponte sobre a destruição do rio) e depois o grupo voltará até o IFRN (CEFET)
junto.


____________________________________________________________________

Além disso, também ficou acertado a questão da segurança e os batedores. Nós precisamos de nossos próprios batedores.

A Bicicletada é um movimento autônomo e independente, logo, não pode ficar dependendo da "Autoridade" que no dia-a-dia não cumpre seu "papel" de garantir segurança para a população e, logo, não faremos com que eles falsamente cumpram esse papel na Bicicletada através da polícia.

Para nossa segurança, basta termos organização e disciplina, tendo cicloativistas na Bicicletada dedicados a fazer a segurança do grupo, cuidando para que os novos participantes que aparecem todos os meses respeitem as "medidas de segurança" do grupo, como manterem-se no bloco, não abrirem "buracos" na Bicicletada, entre outras coisas.

Nesse objetivo, acertamos de que vamos fazer 'coletes' para diferenciar os "ciclo-batedores", de modo que isso seja respeitado.

Agora, é fazer uma grande Bicicletada em Maio e um forte Abraço ao Rio!

Chame seus amigos e junte-se a nós!

VENHA PEDALAR NA PRÓXIMA BICICLETADA!

Dia:
31 de Maio
Hora: Concentração às 15h e saída às 16h.
Local: Nos encontramos em frente ao IFRN (Antigo CEFET - Salgado Filho).
Intinerário: Até a Ponte de Igapó, onde faremos o "Abraço ao Rio", e de lá, voltaremos para o IFRN.

8 comentários:

Carlos Augusto [Floyd] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá!!desculpe a ignorância mas nunca fui a nenhuma bicicletada, me interessa muito e nunca tinha visto antes alguma propaganda, vi na UFRN semana passada. Queria saber...Por acaso precisa ser aquelas bicicletas de profissional mais leve e talz ou pode ser qualquer uma?me responda por favor para o raquel.gomess@ymail.com

Bicicletada Natal disse...

Carlos Augusto, sinto muito pelo fato de você ser incapaz de respeitar as idéias alheias, sendo mal educado e se achando melhor na sua posição irresponsável. Mas não será pq vc está pouco se lichando que a Bicicletada vai tomar essa postura "complacentes". Se é para sermos "complacentes", ficaríamos em casa reclamando sem fazer nada.

Não me venha com essa "entenda isso" porque você não tem a menor capacidade de entender outros lados, então não exija isso de ninguém.

E você for me taxar de nomes, não queria saber quais eu poderia usar contra você. Eu prezo pelo respeito mútuo e a argumentação, ao invés de me rebaixar na mediocridade de ataques pessoais baseados em nada. Sinto muito, mas sua declaração é muito negativa para o movimento e se quiseres manter essa postura, impossibilita a coexistência.

Carlos Augusto [Floyd] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bicicletada Natal disse...

Quem jogou a pedra foi você e depois acha que está perdoando alguém?

Carlos Augusto, sinto muito, mas a imensa divulgação do seu blog não é um grande favor à Bicicletada, existe muito mais trabalho duro para ser feito e que é feito...

Sua idade não te faz mais sábio, logo se vê, e certamente se percebe que não vês o que é a Bicicletada. Um movimento mundial que reclama as ruas não seria motivado por um objetivo tão pequeno e paliativo como querer apenas ciclovias. Ciclovias não resolvem o problema. A sociedade do automóvel é o problema e é isso que a Bicicletada pretende combater através da conscientização e do protesto.

Não somos idiotas como você possa pensar para tomar atitudes que não ajudam em nada como queimar carros. Os carros já queimam a si mesmos... não precisamos de mais fumaça no mundo. A mensagem é a consciência e o futuro é melhor e por isso fazemos parte deste movimento.

Não me venha com comentários ridículos...

Carlos Augusto [Floyd] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bicicletada Natal disse...

Raquel, já entraremos em contato com você!

Estamos te esperando para pedalar conosco!

o/

Bicicletada Natal disse...

Os comentários excluídos eram de Carlos Augusto, ele os excluiu.

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.