"Cidades em que pessoas tenham dificuldades em se movimentar ou simplesmente em chegar aos principais centros de trabalho, comércio e serviços são cidades onde se esquece que a prioridade são as pessoas e onde a produtividade e o aproveitamento como centro de cultura e lazer estarão também comprometidas, tal como o desfrutar de um ambiente são onde as crianças possam simplesmente brincar na rua.
Ao existirem dificuldades de mobilidade numa cidade, existirão uma série de consequências para quem vive, trabalha ou a visita tais como estresse, poluição do ar e sonora, desperdício de tempo ou escassez de espaço público para usufruto das pessoas. Encorajar o uso da bicicleta, além de contribuir para uma redução de poluentes e seus efeitos, ajuda igualmente a cumprir objetivos da Agendas 21 em muitos países: salvaguarda de recursos, cooperação, envolvimento e participação pública, respeito pelas necessidades sociais, econômicas e ambientais.
Apostar na promoção da bicicleta como modo complementar de mobilidade ao andar a pé e aos transportes públicos e ainda alternativo ao automóvel, por ser um veículo não poluente, trará benefícios a médio e longo prazo já que ajuda a resolver problemas ambientais, nos transportes e no trânsito.
Além de ecologicamente consciente, uma política que seja orientada para medidas que fomentem o aumento do número de usuários de bicicleta poupará recursos, diminuindo o consumo de combustíveis poluentes e todos os produtos danosos ao meio ambiente e necessários para a manutenção dos automóveis. Inúmeras iniciativas em países europeus e também no resto do mundo, implementadas quer pelos governos centrais quer pelas regiões ou municípios, e também pela sociedade civil organizada, movimentos sociais e iniciativa privada, têm demonstrado que os resultados do aumento do número de ciclistas são muito positivos, promovendo a vivência da cidade, diminuindo o número de automóveis em circulação, reduzindo consideravelmente os congestionamentos, estimulando a indústria, o comércio e os serviços, diminuindo custos com necessidades de estacionamentos e garantindo mais saúde para as pessoas, prevenindo doenças.
Considerando as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e estudos que demonstram que a saúde é um dos fatores chave que leva as pessoas a escolherem utilizar a bicicleta, quer para o lazer quer como forma de transporte diário, é essencial apostar numa política sustentável do ponto de vista da saúde pública, física e mental, dado o elevado potencial de uma utilização regular para melhorar a saúde a diversos níveis (doenças coronárias, colesterol, diabetes, obesidade e tabagismo, respiratórias entre outras), além de melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos"
Texto adaptado de José Manuel Caetano
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VENHA PEDALAR NA PRÓXIMA BICICLETADA!
Dia: Último domingo do mês.
Hora: Concentração às 15h e saída às 16h.
Local: Nos encontramos em frente ao CEFET (Salgado Filho).
Intinerário: Decidido em grupo no dia.
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