Mobilidade! "Venha pra rua, ela também é sua!"

segunda-feira, 16 de março de 2009

foto: Fábio Farias


"Cidades em que pessoas tenham dificuldades em se movimentar ou simplesmente em chegar aos principais centros de trabalho, comércio e serviços são cidades onde se esquece que a prioridade são as pessoas e onde a produtividade e o aproveitamento como centro de cultura e lazer estarão também comprometidas, tal como o desfrutar de um ambiente são onde as crianças possam simplesmente brincar na rua.

Ao existirem dificuldades de mobilidade numa cidade, existirão uma série de consequências para quem vive, trabalha ou a visita tais como estresse, poluição do ar e sonora, desperdício de tempo ou escassez de espaço público para usufruto das pessoas. Encorajar o uso da bicicleta, além de contribuir para uma redução de poluentes e seus efeitos, ajuda igualmente a cumprir objetivos da Agendas 21 em muitos países: salvaguarda de recursos, cooperação, envolvimento e participação pública, respeito pelas necessidades sociais, econômicas e ambientais.

Apostar na promoção da bicicleta como modo complementar de mobilidade ao andar a pé e aos transportes públicos e ainda alternativo ao automóvel, por ser um veículo não poluente, trará benefícios a médio e longo prazo já que ajuda a resolver problemas ambientais, nos transportes e no trânsito.

Além de ecologicamente consciente, uma política que seja orientada para medidas que fomentem o aumento do número de usuários de bicicleta poupará recursos, diminuindo o consumo de combustíveis poluentes e todos os produtos danosos ao meio ambiente e necessários para a manutenção dos automóveis. Inúmeras iniciativas em países europeus e também no resto do mundo, implementadas quer pelos governos centrais quer pelas regiões ou municípios, e também pela sociedade civil organizada, movimentos sociais e iniciativa privada, têm demonstrado que os resultados do aumento do número de ciclistas são muito positivos, promovendo a vivência da cidade, diminuindo o número de automóveis em circulação, reduzindo consideravelmente os congestionamentos, estimulando a indústria, o comércio e os serviços, diminuindo custos com necessidades de estacionamentos e garantindo mais saúde para as pessoas, prevenindo doenças.

Considerando as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e estudos que demonstram que a saúde é um dos fatores chave que leva as pessoas a escolherem utilizar a bicicleta, quer para o lazer quer como forma de transporte diário, é essencial apostar numa política sustentável do ponto de vista da saúde pública, física e mental, dado o elevado potencial de uma utilização regular para melhorar a saúde a diversos níveis (doenças coronárias, colesterol, diabetes, obesidade e tabagismo, respiratórias entre outras), além de melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos"

Texto adaptado de José Manuel Caetano
Chame seus amigos e junte-se a nós!

VENHA PEDALAR NA PRÓXIMA BICICLETADA!

Dia:
Último domingo do mês.
Hora: Concentração às 15h e saída às 16h.
Local: Nos encontramos em frente ao CEFET (Salgado Filho).
Intinerário: Decidido em grupo no dia.

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.