Viúva de vítima de acidente de trânsito ganha indenização

domingo, 18 de abril de 2010

          Uma viúva de uma vítima de acidente de trânsito ganhou uma ação judicial contra a empresa Transporte Trampolim da Vitória Ltda na 4ª Vara Cível da Comarca de Natal e na 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça e vai receber uma indenização no valor de R$ 30.000,00, a título de danos materiais, e de R$ 15.000,00, por danos morais, valores que devem ser corrigidos monetariamente, desde a data do acidente.

           De acordo com a autora M.A.B.G., em 14/07/2005 um ônibus da empresa Trampolim da Vitória atropelou e matou o marido dela, momento em que o transporte coletivo trafegava em velocidade incompatível com o trecho, e ao tentar desviar de acúmulo de areia existente no local, atingiu frontalmente seu marido. Como ele era arrimo de família, deixou seus filhos e esposa em necessidade, razão pela qual a autora pleiteou a condenação da empresa ao pagamento de indenização por danos materiais e morais.
 
            Para o relator, o juiz de primeiro grau, diante da fragilidade dos argumentos da empresa, refutou com muita propriedade a sua tese (culpa da vítima), pois não se pode contestar que o acidente fora provocado por motorista da empresa, razão pela qual não existe qualquer fundamento plausível para se eximir sua responsabilidade, sendo justa a indenização por danos morais e materiais pleiteada. 

              Quanto aos valores estipulados considerou justos pois, a morte do esposo da autora, especialmente nas condições trágicas em que se deu, com toda evidência causou dor, sofrimento e abalo na harmonia psíquica da família, privada precocemente de sua companhia.
                
                Além do mais, entendeu que a quantia está em conformidade com os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, empregando o caráter pedagógico e punitivo da pena, sem contudo acarretar enriquecimento indevido da autora.

Um comentário:

Lexfonte disse...

E o crime de hominício, não foi/será julgado não?

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.