David Byrne, ex-vocalista da banda Talking Heads, fala sobre Bicicletas e seu livro Diários de Bicicleta

quinta-feira, 14 de julho de 2011

.


Desde o início dos anos 80, David tem como seu principal meio de transporte na cidade de Nova Iorque andar de bicicleta. Duas décadas depois, ele descobriu as bicicletas dobráveis e começou a levá-las em suas viagens ao redor do mundo. A escolha de DB, inicialmente, foi mais pela conveniência que por uma motivação politicamente correta, mas quanto mais cidades ele via a partir de sua bicicleta, mais ele se tornava viciado neste meio de transporte e na sensação de liberdade, alegria e contato fornecida por ela. Este ponto de vista, a partir de sua bicicleta, tornou-se sua janela panorâmica da vida urbana, um mágico jeito de abrir os olhos para o funcionamento e ritmo da população e geografia das cidades.

As crônicas de Diários de Bicicleta são observações e introspecções de David - o que ele está vendo, quem ele está conhecendo, sobre o que ele está pensando - como ele pedala através e se envolve com algumas das principais cidades do mundo. Em lugares como Buenos Aires, Istambul, São Francisco e Londres o foco maior é em músicos e artistas que ele encontra. A política é abordada em cidades como Berlim e Manila, enquanto capítulos sobre Nova Iorque e sobre paisagens de parques industriais suburbanos e ruínas contemporâneas de lugares como Detroit, Pittsburgh e Columbus são mais preocupados com a história na paisagem urbana.
.
Ao longo do caminho, DB compartilha pensamentos sobre moda, arquitetura, isolamento cultural, globalização e a nova forma radical como algumas cidades, como sua cidade natal, estão se tornando mais "amigas das bicicletas" - tudo transmitido com uma mistura muito pessoal de humor, curiosidade e humanidade.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rios_de_Bicicleta

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.