Cidade, pra quê te quero?
Matéria de Capa da Revista Viração trata do transporte urbano, da cultura do automóvel, de acessibilidade e mobilidade, de como lidamos com o espaço urbano e como a sociedade está questionando a crescente privatização e degradação da cidade.
"Correria, trânsito, sinais fechados, engarrafamento. Feche a janela para abafar o barulho e a fumaça e manter o ar condicionado e a segurança, afinal, nunca se sabe, se são flanelinhas ou... Acelera, costura para chegar mais rápido. O que é que tem na rua mesmo? Nem vi, estou com pressa! Aonde quero chegar? Não sei, só sei que quero rápido! Não vivo na cidade. Passo por ela.
A atualidade exige cada vez mais rapidez. As novas tecnologias aceleram a vida cotidiana e ninguém consegue brecar. O automóvel, que além de ser símbolo de status social, é visto como uma das poucas soluções para o caos dos transportes coletivos no Brasil. Esse comportamento tem a ver com o projeto de industrialização na década de 60, de acordo com Aureliano Biancarelli e Roberto Pellin, em artigo publicado no livro Apocalipse Motorizado: A tirania do automóvel em um planeta poluído (Editora Conrad, 2004). Nossas práticas de consumo estão sendo cada vez menos aprovadas pela natureza e pela nossa própria sociedade. De dezembro de 2009 até agosto de 2010, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) contabilizou 1 milhão, 652 mil, 838 novos carros nas ruas. São 4.528 novos carros diariamente em todo o País.Um carro é capaz de levar até cinco pessoas. Mas no dia-a-dia, geralmente é ocupado por apenas um motorista e ocupa a metade do espaço de um ônibus, que leva uma média de 40 pessoas. Esse aumento assombroso deixa dúvidas: por onde trafegarão todos esses carros novos? Como sustentar o sonho de todo adolescente ou usuário de transporte coletivo de comprar seu próprio carro? Em que estacionamentos os veículos ficarão? Deverão ocupar casas, praças e árvores?" (leia na íntegra aqui)
A Revista Viração é composta por uma rede de 23 núcleos de comunicação alternativa em 22 estados e o DF. Articula-se no Nordeste através de 8 núcleos/conselhos nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. São Organizações ligadas à Comunicação e grupos de adolescentes e jovens educomunicadores(as) que agem em prol da garantia do direito humano à comunicação e pela transformação social através desse direito, produzindo conteúdos que integram a revista impressa (de veiculação nacional), projetos de educomunicação em escolas e comunidades nas diversas áreas e tecnologias da comunicação e diversas outras ações.
.
.
Para conhecer a revista, acesse www.revistaviracao.org.br
Para conhecer/ler mais de 20 edições, acesse: http://issuu.com/viracao/docs
Nenhum comentário:
Postar um comentário