Transporte Coletivo de Natal é um caos

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

.
NOVA LICITAÇÃO É OPORTUNIDADE PARA NATAL EQUACIONAR PROBLEMA COM TRANSPORTE PÚBLICO 
às 8h01 - Fonte: http://deolhoem2014.terra.com.br/



Sistema de ônibus deve prevalecer devido aos custos mais baixos de implantação.

Durante a sondagem da Fifa para definir quais seriam as cidades sede do Mundial de 2014 além das características que determinaram as 12 eleitas também foram levantadas listas de problemas a serem resolvidos pelos comitês organizadores locais no que se refere a temas como meio ambiente, estrutura hoteleira, capacidade de financiamento e sistemas de transporte público eficientes, entre outros temas.

Em Natal, a questão do transporte público está passando por uma fase importante. As licitações das empresas de ônibus que operam na cidade chegam ao fim este ano, abrindo espaço para um novo edital que modernize o sistema atual e crie novas soluções para os problemas da cidade.  Além disso, o Mundial de 2014 abriu espaço para que novos investimentos que somam quase R$ 400 milhões para o setor.

De acordo com técnicos da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), a escolha pela reforma foi fundamentada em estudo de viagens de origem e de destino, que analisou os problemas de hoje com uma visão voltada para 2014. De acordo com o secretário adjunto de transportes, Silvio Medeiros, a Prefeitura prevê um re-aparelhamento da frota, assim como a construção de sete novos corredores exclusivos para os ônibus e de um novo anel viário. Uma das grandes apostas da Prefeitura é a implantação dos BRTs, ou ônibus articulados, que possuem maior capacidade para o transporte de passageiros.
VLT em Natal

Como foi citado antes neste blog, uma das alternativas que mais entusiasmou a cidade nos últimos anos, principalmente após ser selecionada como cidade-sede, foi a possível instalação de uma nova linha de trens de superfície que interligaria não só os bairros natalenses, mas também a capital à alguns municípios do interior que formam a área da Grande Natal. No entanto a Secretária de Mobilidade afirma que os altos custos do projeto inviabilizam essa alternativa, fazendo com que o poder público se volte para a já existente rede de ônibus.

Para o professor Enilson Medeiros, do departamento de engenharia dos transportes da UFRN, o atual sistema natalense está esgotado dêsde sua implantação, no fim dos anos 1970. Ao contrário do que afirma a Prefeitura, o professor acredita que a utilização de uma linha ferroviária possa melhorar consideravelmente a situação do transporte público nos quesitos de capacidade e qualidade do serviço, mesmo que o valor do investimento seja alto. “Os custos que a Prefeitura não atribui ao sistema de ônibus são os que ela atribui ao VLT. Todo mundo quer cobrar os trilhos, mas ninguém cobra as ruas que foram construídas para os ônibus”, explica o professor.

________________________________________________________________________________________________________
A bicicletada Natal, pergunta: Até quando? quando finalmente ocorrerá essa licitação? Será que com a passagem de R$2,20 não temos condições de ter melhores serviços? Desde 2006 não houve condições de fazer o planejamento necessário? 50 anos operando o sistema? - Temos a impressão de ver ônibus de com essa idade pelas ruas de nossa cidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como e onde podemos sugerir melhorias para o transporte coletivo urbano?

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.