Salvador quer ser a Cidade das Bicicletas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

.
(fonte: http://revistamuito.atarde.com.br/?p=5869)

Com 700 mil  veículos circulando pelas ruas de Salvador, tem muita gente optando por deixar o carro na garagem e ocupar as vias da cidade com suas bicicletas. A reportagem de capa da Muito deste domingo (13/11) traz histórias de pessoas que estão satisfeitas com a troca e com as vantagens físicas que a bike traz.  Já o governo planeja tarnsformar Salvador na Cidade Bicicleta até a Copa de 2014 com um sistema cicloviário de 140 km. Conheça o mapa que projeta como ficará a cidade para os bicicleteiros.

MAPA NOVOS CIIRCUITOS BIKE


QUANDO o Governo do Estado do RN e a Prefeitura Municipal de Natal tomará uma postura consciente e coerente com a contemporaneidade e colocar como objetivo inadiável tornar esta cidade a capital do transporte sustentável?

2 comentários:

Renato disse...

Tá difícil, carteis comandam o transporte coletivo; empresas de compra e venda, aluguel de carros tomam conta da cidade, investir em um meio de transporte barato para população e de menos impacto ao ambiente? Não, não queremos isso! Vai-se explorar esta cidade e as pessoas nela até o limite, tornando certos bens escassos, até que se pense alternativas como as bicicletas, mas o ar estará negro, ilhas de calor se espalharam, menos pardais cantaram. A vida é cada vez mais escassa na cidade!

Isso é Natal pessoal. orgulho heim

jv disse...

Em Salvador essas coisas ainda estão longe de sair do papel também.

Uma coisa que já aprendi: em qualquer cidade, em todo o mundo, existe a política de interesses, a exploração, todas essas coisas. O povo é que precisa se conscientizar de que está sendo explorado, para aí então buscarem as consequencias.

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.