Intervenção da Bicicletada na Cientec/SBPC

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

.
Agência Fotec-UFRN, 29 de julho de 2010

Por Felipe Galdino
Uma bicicleta chamou a atenção das pessoas que passavam em frente ao pavilhão cinco da Cientec nesta quinta-feira (29). Mas por que tanto interesse por causa de um meio de transporte tão comum? O fato era mais uma manifestação da Bicicletada Natal, movimento civil que ocorre no mundo todo e questiona a cultura que dá prioridade aos carros, com o prejuízo dos demais transportes, coletivos, sustentáveis, menos ou até mesmo não poluentes.
.
A bicicleta estava encostada numa árvore e se destacava por ter a mensagem: “Bike também é transporte”.  O dono, estudante de Serviço Social da UFRN , Renato Fernandes, contou como começou a usar o transporte: “não queria ficar parado, queria praticar um esporte. Por isso resolvi pedalar de casa para a UFRN”, diz o ciclista. Ele acrescentou que percebeu as vantagens do veículo e virou adepto.

Combustível: arroz e feijão (Foto: Felipe Galdino/Fotec)
Combustível: arroz e feijão (Foto: Felipe Galdino/Fotec)

“Com a Bicicletada, encontrei a bicicleta como meio de transporte. Nela você conhece a cidade. No carro é diferente, a pessoa fica trancada dentro de uma caixa de metal”, declara Renato.
 .
A Cientec foi a oportunidade para expor a ideia do uso desse meio não poluente, pois a grande quantidade de pessoas no evento favorece a divulgação. A bicicleta causou mesmo interesse de quem passava por perto. Muitos chegram até a tirar fotos.
.
Questionado sobre a situação dos adeptos do ciclismo no trânsito das cidades, Renato pensou rápido: “Se é difícil para o motorista imagine para o ciclista, falta estrutura”, desabafou o universitário.

--//--


Iniciativas como essa, que se propõem a fazer pequenos
gestos e propor reflexões fazem a Bicicicletada 
cada mais ativa, transformadora e marcante
para a cidade e para cada um de nós!

"Isso aqui não é passeio, é Bicicletada!"

Bicicletada Natal

3 comentários:

Fabiano disse...

Grande Renato!!!!! Parabéns!!! isso demonstra que cada um pode e deve fazer sua parte no movimento da MC. Vamo lá pessoal, usem como inspiração e faça sua parte!!!

Renato disse...

Veja só o quanto uma bicicleta pode fazer pensar as pessoas, gente tirou foto, admiraram, crianças apertaram a buzina rsrs, acima de tudo ficou o exemplo. Imagine muitas bicicletas, ou seja, a Bicicletada... pois todo mundo pode contribuir para o sucesso da massa, afinal cada ciclista é uma célula de nossa causa, seja a onde estiver, mesmo com poucos recursos.

Valeu fotec!!!

Marcos Lemos disse...

Putz! Que incrivel Renato!! Ficou lindo!!
Vc de fato é uma celula de nossa causa!
Parabens!
Quando fui la a galera tb ficou tirando foto,ainda com a plaquinha...
Abraçao

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.