Mobilidade na Copa e programação para o Dia Mundial Sem Carros 2010

terça-feira, 17 de agosto de 2010



(Com 10 participantes, contando com o fotógrafo, puderam ser discutidos vários temas e idéias)

Olá Galera!

A Assembléia que realizamos esse mês (14/08) foi muito produtiva! Contamos com a participação de 10 pessoas e discutimos os seguintes pontos:

>Como andam os projetos da Prefeitura e do Estado para a mobilidade na Copa 2014
>Idéias para o Dia Mundial Sem Carros


1> Alguns participantes trouxeram informações sobre como andam os planos da prefeitura e do governo do estado quanto à copa, em que pé estão os projetos e a importância da Bicicletada se organizar para pressionar os orgãos públicos à darem atenção à mobilidade coletiva e cicloviária. A Bicicletada precisa pensar várias ações para que os responsáveis governamentais percebam que a sociedade civil está organizada, atenta e exigindo que os cerca de 400 milhões de reais tirados dos cofres públicos para investir no transporte sejam gastos de maneira a beneficiar a vasta maioria da população, e não privilegiar os automóveis que representam interesses minoritários e particulares.

Uma dessas ações pensadas foi buscar reuniões com a Semopi (Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura, Semob (Sec. Mun. de Mobilidade) e com a Prefeitura, através de uma ação conjunta e articulada da Bicicletada, dos Ciclistas em Movimento e da Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo (e quem mais quiser unir-se aos esforços). Além dessas reuniões, planeja-se incrementar a boa e velha pressão da ocupação das ruas.

2> Então, surgiram várias idéias para transformar Setembro em um Mês Natalense Sem Carros, ampliando as ações do Dia Mundial Sem Carros (Dia MSC).

As planejadas até agora são:

/ Fazer 3 exposições fotográficas e 3 exibições do doc. SdA na UFRN ao longo das duas primeiras semanas de Setembro;

/ Fazer 3 Fóruns sobre Mobilidade Urbana, um na UFRN, um no IFRN e um no Diálogos Criativos-Siciliano do Midway durante a semana do Dia Mundial Sem Carros (21-24 de set.);

/ Fazer Exposição Fotográfica, Exposição de Bicicletas, Tenda-vídeo para as pessoas falarem sua opinião sobre o transporte de Natal e Manifestação em geral na Rua João Pessoa, Praça Kennedy, no Centro da Cidade, no dia 22 de Setembro (Dia MSC);

/ Fazer a Massa Crítica Especial do Dia MSC  (quarta-feira - 22 de Setembro), às 18h, em frente ao IFRN;

/ No sábado, 25 de set., fazer a Bicicletada normalmente, panfletando, cantando, apitando e ocupando nossos direitos por uma cidade sem cinzas e mais humana;

/ e outros eventos à confirmar!!!.


---------------------------------------------------------

PEDIMOS A TODOS QUE PENSEM OUTRAS ATIVIDADES, façam outras exibições, manifestações, intervenções, encontros... em suas ruas, bairros, escolas e outros lugares que acharem interessante...



Para fazermos desse Setembro inesquecível na memória da cidade e poderosamente transformador!

Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.