PEDAL LIVRE - 21/Março - 8h - Av.Itapetinga - ZN (CONFIRMADO)

domingo, 14 de março de 2010

Amigos,
Dia 21de Março, domingo, às 7:30 da manhã, Posto de Combústivel em frente a URBANA(depois do viaduto da Bernardo Vieira). Iremos formar um grupo com destino a Av. Itapetinga.
Vamos marcar presença e mostrar ao poder público que existe, SIM(!), uma "cultura da bicicleta" aqui em nossa Cidade.
ONDE: Posto de Combústivel em frente a URBANA(depois do viaduto da B.Vieira).
QUANDO: Domingo, dia 21, às 7:30 da manhã - saída 8:00.
QUANTO: Acesso totalmente livre!
DESTINO: Av. Itapetinga, Zona Norte.
É desejavel levar os equipamentos de segurança, água e proteção contra os raios solares.
De acordo com a SEMOB haverá uma estrutura com stands de hidratação e entrega gratuita água e dos KITS( Camisa, boné, garrafinha e bolsa).
Sua presença é importante!

Atenção é necessário o pré-cadastro através do email: bicicletadanatal@hotmail.com, favor enviar NOME COMPLETO, EMAIL E FONE. tal cadastro é necessário para enviarmos para a SEMOB o mais breve possível. Retificação: de última hora a SEMOB colocou o stand no North Shopping, a BICICLETADA NATAL, FNC, CICLISTAS EM MOVIMENTO E ONG BAOBÁ, serão os responsáveis pelo pré cadastro para envio a SEMOB, além do Stand no Shopping.

Caso obtenhamos mais informações, nós postaremos aqui.

5 comentários:

Ama Terra disse...

Gente, vocês têm que fazer é um protesto. Isso de PEDAL LIVRE é ridículo!

Precisamos é de ciclovias todos os dias e não de uma via num domingo no pior horário do sol, em um determinado bairro. A Bicicletada deveria utilizar este dia para mostrar a indignação da falta de cliclovias na cidade e a inutilidade deste projeto... É um desrespeito aos ciclistas.

Não precisamos provar que Natal tem movimento da Cultura da Bicicleta. Ter ciclovias é uma necessidade de toda e qualquer cidade-capital.

Precisamos de Pedal Livre nos dias de semana, quando vamos pra Universidade, quando os trabalhadores estão indo/vindo pra casa, quando queremos praticar pedal...

Essa proposta da prefeitura é um tremendo fiasco... Se liguem!

Yuno Silva disse...

Joanisa, Alessandro, Bruno, Haroldo e demais colegas da Bicicletada Natal,

prestem atenção onde se pedala pois esse projeto pode ser só uma grande jogada de 'marquetingui' com vencimento programado: bicicletada, cultura da bicicleta, respeito ao ciclista, trânsito humanizado, segurança, etc etc passa longe dessa iniciativa da Prefeitura. Certo, é um começo, mas não vejo um aprofundamento da questão, propostas a médio longo prazo. Parece que tudo não passa de espetacularização pra aparecer na mídia.

Quero saber se haverá um desdobramento concreto disso, durante a semana, quando milhares de pessoas da Região Metropolitana de Natal utilizam a bicicleta para chegar no trabalho. Quando vão melhorar o trânsito na ponte de Igapó para oferecer mais segurança para os ciclistas?

Se o programa Pedal Livre se propõe a iniciar o debate em torno do assunto e da problemática, ótimo!!! Temos mais é que apoiar, chegar junto, incentivar, mas se ficar apenas no lazer dominical aí a coisa se complica e corremos o risco de nos tornarmos os famosos inocentes úteis - que estão ali apenas para legitimar e chancelar um grande (e mais um) factóide da administração municipal.

Não adianta fechar ruas nos fins de semana, tem que se criar condições para o ciclista transitar, pois a tal Cultura da Bicicleta já existe por necessidade - estima-se que 20% dos deslocamentos na Grande Natal são feitos de bicicleta. Por isso a necessidade de ampliar o debate ao invés de limitar a iniciativa para o lazer (num horário bem 'friinho' por sinal, pois não temos ruas arborizadas como deveria).

Sim, vale a pena participar, mas com olhar crítico, sem oba-oba - mobilidade urbana é assunto sério demais para ficar rasteiro desse jeito. Por isso acredito que o movimento Bicicletada Natal, que não conta com o devido apoio do poder público (a SEMOB/STTU disponibiliza agente de trânsito para oferecer segurança durante os passeios?), tenha um papel fundamental nesse processo.

O projeto Pedal Livre, apresentado pela prefeitura de Natal, tenta EMULAR exemplos vistos em Bogotá (Colômbia), onde todos os domingos e dias festivos/feriados a cidade se transforma numa grande ciclovia. Essa é apenas a ponta do iceberg. A mais de 30 anos Bogotá investe no transporte alternativo movido por propulsão humana, e hoje são mais de 180km de ciclovias na cidade e nos dias de Pedal Livre chega a 300km de vias desimpedidas e seguras para os ciclistas.

No Rio de Janeiro temos mais de 100km de ciclovias, em SP já há projetos para implantar ciclofaixas. Portanto, antes de comemorar, temos que estar cientes da necessidade real diária e não da festa dominical.

Vamos se ligar pra depois não ficar com aquela sensação de ser usado politicamente (no pior sentido). Estar junto e participar não significa se contentar e compactuar, por isso exijam um projeto cicloviário concreto para não se transformar em papagaios de pirata.

Vejam os link:
1. http://caderno.allanpatrick.net/2010/02/20/20-dos-deslocamentos-na-grande-natal-sao-feitos-de-bicicleta/

2. http://www.tribunadonorte.com.br/print.php?not_id=132463

3. http://www.tierramerica.net/2001/0624/particulo.shtml

Abraços,
Yuno

Fabiano disse...

Importante é que a bicicletada natal tem encontrado outros caminhos pela luta por ciclovias em nossa cidade, com equilíbrio e sem sensacionalismo. Estamos buscando o diálogo e temos encontrado junto a SEMOB, devemos sim apoiar o evento do Pedal Livre, ficar de olho que nem cita o Yuno, mas nunca ser conivente com mentiras, mandos e desmandos dos políticos.

Os novos caminhos adotados pela bctda é importante pois falamos pessoalmente ao secretário que em Natal existe sim a cultura da bicicleta, contradizendo o que o mesmo afirmou em entrevista a impressa escrita. Acredito que através de projeto podemos sim mostrar a cultura/demanda de bicicletas, podemos surpreende-lo e assim cobra-lo.

Importante salientar ainda, que a bicicletada tem pego carona com a Federação Norteriograndense de ciclismo e dos ciclistas em movimento, entidades essas que tem projetos audaciosos e tem discutido intensamente a respeito de ciclovias em natal.

Sem mais delongas, muito bom os comentários, informo que os mesmo foram postados na comuna tb para esquentar a discussão.

Bicicletada Natal disse...

"Isso aqui não é passeio, é Bicicletada!"

Anônimo disse...

Essa iniciativa é sim importante para a cidade.
O apoio da bicicletada a esse movimento nao significa que estamos satisfeitos com a política voltada para o uso das bikes.
Ela faz com que as pessoas tirem a teia de aranha de suas bikes e vao às ruas.
Ciclofaixas recreativas são tão importantes quanto as de integração.
Marcos

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.