PROJETO PEDAL LIVRE

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Federação de Ciclistas do Rio Grande do Norte e Ciclistas em Movimento

Em resposta ao Secretário da SEMURB, Sr. Kelps Lima, em virtude de matéria jornalística divulgada pelo Jornal de Hoje, nos reportamos da seguinte forma:


Senhor Secretário,

Tivemos conhecimento por intermédio da imprensa local, mais especificamente do Jornal de Hoje, de uma matéria cujo conteúdo versava sobre a proposta de autoria de sua Secretaria e por que não dizer da própria Prefeitura de nossa capital, de um projeto intitulado “Pedal Livre”.

Nós da Federação Norteriograndense de Ciclismo e do Grupo Ciclistas em Movimento,este último constituído de vários segmentos representativos do ciclismo e de defesa do meio ambiente, queremos, antes de tudo, deixar claro que não fazemos oposição ao mesmo.


Entendemos que, numa cidade onde nunca houve, por parte de seus administradores, uma ação efetiva e eficaz no sentido de solucionar a problemática referente a bicicleta, manifestação positiva nesse sentido, mesmo que seja insignificante diante de todo o contexto e do enorme débito existente nesse setor, ainda assim terá o nosso apoio.

Prendemo-nos ao fato, e é ai que reside nossa presente manifestação, de que, mesmo tendo sido apresentados formalmente à sua secretária e assessor, em reunião da qual o Senhor não pôde comparecer, como uma entidade jurídica, sem fins lucrativos, que fomenta a prática do ciclismo em vários segmentos, e que constantemente está mergulhada em estudar e lutar pela defesa das causas da bicicleta, não fomos e não estamos sendo inseridos nos debates em torno do tema.

Preocupa-nos, em particular, algumas posições manifestadas por V.Sa. , todas registradas pela imprensa, pois elas demonstram, salvo engano, haver desinformação de sua parte, quando o assunto gira em torno da questão bicicleta, tais como:



1) contestamos sua afirmação de que não dispomos de espaços para se construir ciclovias, especificamente, apesar de reconhecermos que eles são poucos. Não obstante esta constatação deveria ser de conhecimento do Ilustre Secretário, que essa carência específica não inviabiliza a adoção de outras medidas, até menos onerosas, e não menos eficientes, como ciclofaixas e ciclorotas, por exemplo.

2) contradizemos sua afirmação ao vespertino quanto à questão de ser o “Pedal Livre” uma idéia nova como um todo e em particular em Natal. Em matéria de bicicleta, Senhor Secretário, isso não é nenhuma novidade por aí afora, o que nos obriga a chegamos à triste constatação de que, em assuntos relacionados a mobilidade urbana pela bicicleta, estamos na idade da pedra. Portanto isso que V.Sa efusivamente declara como novidade não passa apenas de uma idéia requentada, mas que tem também a sua importância para o todo.

3) Outra afirmação infeliz diz respeito à questão da falta de cultura dos natalenses em utilizar a bicicleta como meio de transporte. Acredito que V.Sa. não faz uso da bicicleta sequer para lazer, pois, se afirmativo, iria perceber ciclistas na rua a todo momento e por motivos diversos. O que na realidade ocorre é a existência de uma enorme demanda reprimida, e não por falta de cultura, ela é causada pelo medo que as pessoas têm de serem atropeladas pela “TOTAL” falta de prioridade, de inexistência de sinalização, associada à falta de uma política educacional voltada ao esclarecimento de todos os seguimentos da nossa sociedade. E isso é de responsabilidade do Poder Público. Ademais, admitindo hipoteticamente essa sua conclusão, converte-se isso em fato ainda mais agravante, pois já decorrido um ano da atual administração, de um PARTIDO VERDE, de quem se esperava a implantação imediata de programas básicos na área da bicicleta, amplamente difundidos pelo mundo afora, onde também foram geradas expectativas transformadoras, traduzidas em opção de voto de muitos, nas últimas eleições; mas, o que percebemos em nosso meio, infelizmente, nos decepciona.

4) Acreditamos Senhor Secretário, e isso é um raciocínio lógico, apesar de que na política nem sempre a lógica prevalece, de que o diálogo com a sociedade, por meio dos seus representantes legalmente constituídos, como a Federação Norte Riograndense de Ciclismo, com entidades que estudam e possuem experiências na área, num trabalho coordenado e direcionado para o atendimento racional das necessidades do setor, seria um bom caminho para se angariar respaldo popular, consequentemente, com menos riscos de desgastes desnecessários.

5) É do conhecimento de V.Sa. que foi encomendado pela administração municipal passada um estudo completo, denominado Plano de Mobilidade Urbana de Natal, o qual contempla detalhado estudo e projetos cicloviários . Apoiamos as sugestões apresentadas nesse Plano, que não podem ser desconsideradas, pois se trata de estudo sério, realizado por profissionais de alto nível, pertencentes às seguintes entidades: COPPETEC – Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia e

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Por fim, reiteramos a V.Sa. a solicitação de que abra o diálogo com a sociedade sobre o assunto, antes mesmo de tomadas de decisões como essa, alvo da reportagem, e vamos aglutinar forças para construirmos um projeto com bom senso, respeitando os segmentos envolvidos, mas sendo contundente na defesa do legado do partido que governa hoje a nossa Prefeitura, o qual deve priorizar e ser voltado aos interesses das causas ambientais.



Informamos a V.Sa., que estamos enviando cópia desta à Prefeita de Natal e ao Jornal de Hoje.



Saudações,


Postado por :
Federação Norteriograndense de Ciclismo

Comunidade Ciclistas em Movimento
 
 
 
Comunique-se com a SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA e registre sua reclamação ou dúvida.

2 comentários:

Patrick disse...

Matéria do Diário de Natal publicada no dia 1º de fevereiro de 2009 sob o título "Haverá estímulo para o transporte de massa", ao tratar do estudo de "Origem e Destino" que baseia o "Plano de Mobilidade Urbana de Natal" revelou que o número de usuários de bicicleta em Natal beira os 20%, em sua maioria concentrados na Zona Leste e Norte da cidade. Natal é uma das capitais onde mais se faz viagens de bicicleta no Brasil. Diariamente, são 235 mil deslocamentos à pé ou em veículos não motorizados.

Patrick disse...

Coloquei a matéria no meu blogue para facilitar o acesso:

http://caderno.allanpatrick.net/2010/02/20/20-dos-deslocamentos-na-grande-natal-sao-feitos-de-bicicleta/

 

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Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.