Abaixo a sociedade do automóvel! Por um mundo sem cinzas, onde o ar seja puro e as cidades, humanas...

sexta-feira, 24 de abril de 2009


O QUE É A BICICLETADA? - A pergunta que não quer calar...


Bicicletada é uma iniciativa civil livre e horizontal, que busca promover os meios de transporte coletivos e os não-motorizados, pensando sempre em atitudes mais ecológicas e sustentáveis, combatendo o individualismo motorizado (ou o desejo individual de possuir um carro), responsável pela degradação do meio ambiente, aquecimento global, engarrafamentos crescentes e deterioração da qualidade de vida nas cidades.


O movimento mostra a bicicleta como um meio de transporte alternativo, ideal para pequenas distâncias. Também promove a cidadania, através da disseminação de uma cultura de fraternidade, de harmonia entre as pessoas no meio urbano, além de lutar pelas causas específicas dos ciclistas, como respeito por parte dos carros, mais e melhores ciclovias, bicicletários e etc.

Acontecendo em mais de 200 cidades ao redor do mundo, começou com o movimento Massa Crítica (Como a Bicicletada é chamada em alguns países), que nasceu em São Francisco em 1992, mas que logo se espalhou internacionalmente. Consiste numa pedalada (skatada, patinetada, ou qualquer meio de transporte não-motorizado) pacífica onde os participantes se confraternizam e saem pela cidade panfletando, com cartazes e mensgens como "Bicicletada: Um Carro a Menos" e "O ar que você polui é o ar que eu respiro", sempre dando exemplo no trânsito de respeito aos pedestres, ciclistas entre si e, por que não, aos motoristas, numa postura civilizada e agradável a todos.

Tradicionalmente acontece às sextas feiras à noite, no horário de pico do trânsito, em atitude de contestação e protesto contra a cultura do automóvel, que polui o ar das cidades e perverte a lógica da organização e administração urbana que dá preferência aos carros e não às pessoas. No caso de Natal, a Bicicletada sai sempre no último domingo do mês, pois ainda não se alcançou a "massa crítica" para se realizar nas sextas.

A concentração da Bicicletada Natal ocorre às 15 horas em frente ao IFRN (antigo CEFET – Salgado Filho) e a saída acontece às 16 horas. O roteiro é decidido ou na Assembléia da Bicicletada ou na hora pelos próprios participantes. O único requisito é um veículo não-motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, etc). Panfletos, cartazes, alegorias e boas idéias são muito bem-vindas.

BICICLETADA - POR UM MUNDO SEM CINZAS


Celebramos a locomoção inteligente, que não polui o ar, não congestiona as ruas e humaniza a cidade. Trocamos idéias e experiências para consolidar alternativas de locomoção. Ocupamos o espaço público para promover a convivência e a humanidade.

Por um caminho rumo à Humanidade
--//--

No caso de Natal, além da própria Bicicletada e outros eventos, como Fóruns e Multirões, realizamos mensalmente uma reunião com a ONG ASPOAN (Associação Potiguar do Amigos da Natureza). Esses encontros tem a finalidade de discutir diversos assuntos, como, por exemplo, os dados levantados durante o mês sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Natal , uma iniciativa da Prefeitura que está acontecendo sem convidar a sociedade civil e que agora estamos buscando nos envolver.

--//--

BICICLETADA NATAL - Por um mundo sem cinzas


"O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VERDE"


Nenhum comentário:

 

FACEBOOK

Quando acontece?

Quando: toda última sexta-feira do mês.
Onde: concentração no IFRN, Salgado Filho.
Horário: a partir das 19 horas e saída as 19:30hs.

O roteiro (suscetível a alterações a qualquer tempo) é definido no ato da concentração.

Qualquer um pode participar, não importa o sexo ou a bicicleta, não fazemos competição, não fazemos só um passeio, fazemos ciclopasseata, cicloativismo, paramos em sinais, abrimos faixas, cartazes, panfletamos, conversamos com motoristas e nos divertimos muito assim, promovendo a bicicleta na cidade.

Então, chame seus amigos e junte-se a nós!
Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à cidade nossos ideias.
A participação é livre e gratuita, venham para somar.

É desejável o uso de equipamentos de segurança como capacete e luzes sinalizadoras.

Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

Pense a respeito

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". - Krishnamurti

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo" - Margaret Mead

"Posso não conseguir mudar o mundo, mas vou me divertir tentando" - Anônimo

"Precisamos em Natal na verdade, é de Mobilidade Humana" - Milena Trigueiro

"Bicicletada Natal, não é um grupo de passeio, é um estado de espírito" - Clebson Melo

Sem Ciclos

Sem Ciclos
É um blog desenvolvido pela Bicicletada Natal/RN para catalogar os acidentes envolvendo ciclistas no estado. Tem por objetivo argumentar a necessidade da estrutura e da segurança para os ciclistas, de forma que entada-se que o uso da bicicleta está além da diversão e lazer e que para tanto, necessita de políticas que enxerguem a necessidade de trabalhar esse modal em todos os seus aspectos. Sabe de alguma ocorrência de acidente com ciclista? Informe-nos aqui.