
O QUE É A BICICLETADA? - A pergunta que não quer calar...
Bicicletada é uma iniciativa civil livre e horizontal, que busca promover os meios de transporte coletivos e os não-motorizados, pensando sempre em atitudes mais ecológicas e sustentáveis, combatendo o individualismo motorizado (ou o desejo individual de possuir um carro), responsável pela degradação do meio ambiente, aquecimento global, engarrafamentos crescentes e deterioração da qualidade de vida nas cidades.

Acontecendo em mais de 200 cidades ao redor do mundo, começou com o movimento Massa Crítica (Como a Bicicletada é chamada em alguns países), que nasceu em São Francisco em 1992, mas que logo se espalhou internacionalmente. Consiste numa pedalada (skatada, patinetada, ou qualquer meio de transporte não-motorizado) pacífica onde os participantes se confraternizam e saem pela cidade panfletando, com cartazes e mensgens como "Bicicletada: Um Carro a Menos" e "O ar que você polui é o ar que eu respiro", sempre dando exemplo no trânsito de respeito aos pedestres, ciclistas entre si e, por que não, aos motoristas, numa postura civilizada e agradável a todos.
Tradicionalmente acontece às sextas feiras à noite, no horário de pico do trânsito, em atitude de contestação e protesto contra a cultura do automóvel, que polui o ar das cidades e perverte a lógica da organização e administração urbana que dá preferência aos carros e não às pessoas. No caso de Natal, a Bicicletada sai sempre no último domingo do mês, pois ainda não se alcançou a "massa crítica" para se realizar nas sextas.
A concentração da Bicicletada Natal ocorre às 15 horas em frente ao IFRN (antigo CEFET – Salgado Filho) e a saída acontece às 16 horas. O roteiro é decidido ou na Assembléia da Bicicletada ou na hora pelos próprios participantes. O único requisito é um veículo não-motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, etc). Panfletos, cartazes, alegorias e boas idéias são muito bem-vindas.
Celebramos a locomoção inteligente, que não polui o ar, não congestiona as ruas e humaniza a cidade. Trocamos idéias e experiências para consolidar alternativas de locomoção. Ocupamos o espaço público para promover a convivência e a humanidade.
--//--
No caso de Natal, além da própria Bicicletada e outros eventos, como Fóruns e Multirões, realizamos mensalmente uma reunião com a ONG ASPOAN (Associação Potiguar do Amigos da Natureza). Esses encontros tem a finalidade de discutir diversos assuntos, como, por exemplo, os dados levantados durante o mês sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Natal , uma iniciativa da Prefeitura que está acontecendo sem convidar a sociedade civil e que agora estamos buscando nos envolver.
--//--
BICICLETADA NATAL - Por um mundo sem cinzas
"O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VERDE"
Nenhum comentário:
Postar um comentário