Sociedade do Automóvel
Sociedade do Automóvel é um documentário produzido em São Paulo sobre a poderosa e dominante cultura que permeia nossa sociedade de que "o carro" é a "única opção" e que qualquer outra é apenas para os que ainda não "alcançaram" o "nível mais elevado" do carro. Uma crítica pertinente e coerente, mostrando o depoimento de inúmeras pessoas que convivem com essa realidade, tanto ciclistas, pedestres, usuários de transporte coletivo e motoristas.
Sinopse:
11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia.
No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas.
Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar.
Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar.
Sociedade do Automóvel (Automobile Society)
Branca Nunes e Thiago Benicchio
Brasil, 2005 - duração: 39'
http://www.ta.org.br/sociedadedoautomovel/
5 comentários:
Visite o blog de Valdecy Alves, leia o texto MUNDO EM CONSTRUCAO e acesse os 03 documentarios dirigidos por ele mais acessados no Youtube. Clicando em:
www.valdecyalves.blogspot.com
Esse doc. é incrível, abordando os vários aspectos da sociedade do automóvel, tanto os sociais, econômicos, psicológicos e culturais.
Mas ele não se perde em afirmações sem fundamento, ao contrário, baseia-se em depoimentos de pessoas que vivem o dia a dia dessa carrocultura e também de especialistas, sociólogos, arquitetos, médicos, etc. para dialogarem sobre o tema.
O que acharam?
Pow, quero baixar esse doc. no pc sempre que eu baixo só aparece o audio, a imagem não. O que acontece?
Muito bom.
Amigo, tente baixar no Baixaki.com.br
o k-lite codecpack, porque talvez o doc. não esteja passando no teu pc por falta de codec de vídeo específico...
Abraço,
Postar um comentário